Fone: (16) 3301-0600

Parlamento Jovem recebe resposta sobre Educação Financeira em escolas

Secretaria da Educação responde indicação apresentada por vereadores jovens


Mais uma propositura do Parlamento Jovem de 2019 recebeu resposta do Executivo. Trata-se da Indicação nº 5/2019, elaborada pela vereadora jovem Evilyn Vitoria Nascimento Camargo e pela suplente Dyane Lima Moreira, da Escola Estadual “Profª Ergília Micelli”, apadrinhadas por Edio Lopes (PT), que sugere a inclusão de aulas extracurriculares ou palestras com o tema "Educação Financeira" nas escolas públicas do município de Araraquara.

De acordo com as vereadoras jovens, o objetivo é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos sobre finanças, com a finalidade de que desde cedo os jovens possam ter contato com o tema, aprendendo a se planejar e tomar decisões financeiras ao longo da vida. “Acreditamos que cidadãos mais conscientes de seus atos evitam endividamento e consumo excessivo. Por meio de um planejamento financeiro, as pessoas podem realizar suas conquistas, organizar a aposentadoria e contribuir para a prosperidade do país”, defendeu Evilyn na Sessão do Parlamento Jovem, ocorrida em novembro.

Para a concretização do projeto, as estudantes sugeriram a realização de aulas e palestras semanais, em parceria com instituições e fundações que cederiam cartilhas para as escolas.

 

Parcerias em curso

 

Na resposta encaminhada à Câmara Municipal, a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, informa, primeiramente, que a competência legal da pasta se restringe a ações nas escolas municipais. Ela acrescenta que a Prefeitura tem dois projetos em andamento em parceria, uma com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e outra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Unesp vem desenvolvendo, há três anos, o projeto de Extensão Universitária “Educação Financeira para promoção da cidadania financeira” nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O projeto é coordenado por Érika Capelato, docente do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr).

Além disso, por demanda das próprias escolas, a Secretaria da Educação estabeleceu contato com o Sebrae, com a finalidade de introduzir noções de educação empreendedora e financeira em escolas de educação complementar do município.

 

O Parlamento Jovem

 

É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara participaram do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, realizada no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.




Publicado em: 31 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

13 de março de 2024

Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas p...


Estudantes de Aprendizagem Profissional participam do primeiro Visite a Câmara de 2024

08 de março de 2024

Aproximar a população da política. Esse é o objetivo do Visite a Câmara, projeto organizado pela Escola do Legislativo (EL), por meio do qual cidadãos podem conhecer a estrutura física da Casa Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Câmara Municipal dentro da sociedad...


Doenças raras são tema do ‘Fórum Municipal Fevereiro Roxo’ na Câmara

29 de fevereiro de 2024

Na tarde da quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoveu, no Plenário da Câmara de Araraquara, o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento ainda contou com a exibição do...


Palestras na Câmara apresentam noções de defesa civil e primeiros socorros

27 de fevereiro de 2024

Noções de defesa civil e primeiros socorros foram os temas do Fórum Municipal de Segurança Pública, que aconteceu na tarde da segunda-feira (26), no Plenário da Câmara de Araraquara. O evento, organizado pela Escola do Legislativo (EL) com apoio da Prefeitura, contou com transmissão ao vivo pela...


Escola do Legislativo promove fórum sobre doenças raras

27 de fevereiro de 2024

Na quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoverá o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento acontecerá às 14 horas no Plenário da Câmara Municipal. Além disso, haverá a...


Evento da Câmara aborda noções de defesa civil e primeiros socorros na segunda (26)

23 de fevereiro de 2024

A Câmara Municipal de Araraquara promove na próxima segunda-feira (26) o Fórum Municipal de Segurança Pública. O evento será no Plenário da Casa de Leis, a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Net/Claro), pelo Facebook e pelo YouTube. O fórum é organizado pela...