Fone: (16) 3301-0600

Assinado termo para realização do projeto Parlamento Jovem em Araraquara

Parceiros foram recebidos pelo presidente da Câmara, Tenente Santana


Na tarde de segunda-feira (17), foi renovada a parceria entre a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara e as redes municipal, estadual e particular de ensino do município, para a realização do projeto Parlamento Jovem (PJ), uma iniciativa que visa à formação política e cidadã dos estudantes do nono ano, sem distinção.

O termo de renovação foi assinado pelo presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB), que destacou a confiança depositada na equipe da Escola do Legislativo, que tão bem desempenha seu trabalho no desenvolvimento e na elaboração do projeto, além da importância de cada passo para um resultado final de sucesso. “Há uma grande mobilização antes da sessão oficial na Câmara, que este ano acontecerá no dia 18 de junho. As aulas dos especialistas em política, o contato com o mundo legislativo, a escolha das propostas, os ensaios, a visitação à Câmara e ao gabinete da presidência, tudo isso contribui para o aprendizado de vida e mostra a relevância do Poder Legislativo. São situações que fazem com que os jovens entendam que podem e devem participar do processo político”, enfatizou Santana.

Em 2020, participarão alunos de 36 escolas, os quais conhecerão o real trabalho da Câmara Municipal, suas funções e seus papéis. Elas estão divididas em cinco instituições particulares, 11 escolas municipais e 20 escolas estaduais.

O novo dirigente Regional de Ensino, Paulo Pereira da Silva, oriundo de Sumaré (SP), afirmou já conhecer o projeto e que “certamente alcançará o mesmo sucesso de edições anteriores”.

Representantes de escolas municipais e particulares relataram suas experiências em anos passados, inclusive com propostas apresentadas por seus alunos que foram colocadas em prática e já fazem parte do cotidiano de Araraquara. “Os alunos acharam o projeto Parlamento Jovem muito interessante, tanto que eles pedem e fazem questão de participar, ainda mais depois que os projetos de seus colegas foram atendidos”, disse o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha. Participaram da reunião com o presidente da Câmara, Tenente Santana, Paulo Pereira da Silva, dirigente Regional de ensino; Eguyar Ferreira Sudati, coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino; Alexandre Luiz Martins de Freitas, coordenador executivo de Educação Básica, representando a secretária municipal de Educação Clélia Mara Santos; Marinês Oliveira, coordenadora do Colégio Adventista e a professora Gisela Favaro; Alessandra Ferrari Barbieri, coordenadora do Colégio Objetivo; o professor João Luís de Mattos Gonçalves, do Colégio Pueri Domus e o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha.

 

Cronograma Parlamento Jovem 2020

A organização do projeto ficará por conta da equipe da Escola do Legislativo, formada pelas servidoras Ana Paula Escamilha, Alicia Gimenez e Bruna Brasil.

Os trabalhos para este ano estão divididos em seis etapas:

1ª etapa: 20 de fevereiro – Reunião e apresentação do Projeto Parlamento Jovem para professores apoiadores e coordenadores.

2ª etapa: março a maio – Curso sobre o Poder Legislativo e Oficina de Proposituras nas escolas.

3ª etapa: até 31 de maio – Elaboração de proposituras e envio à Câmara dos documentos e inscrições dos alunos representantes.

4ª etapa: em junho – Seleção na Câmara Municipal de 18 proposituras, cujos autores participarão da Sessão do Parlamento Jovem 2020.

5ª etapa: de 15 e 17 de junho, às 13 horas, ensaios da sessão parlamentar dos vereadores jovens.

6ª etapa: dia 18 de junho, às 15 horas: sessão oficial do Parlamento Jovem.

 

Confira as fotos aqui




Publicado em: 17 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

13 de março de 2024

Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas p...


Estudantes de Aprendizagem Profissional participam do primeiro Visite a Câmara de 2024

08 de março de 2024

Aproximar a população da política. Esse é o objetivo do Visite a Câmara, projeto organizado pela Escola do Legislativo (EL), por meio do qual cidadãos podem conhecer a estrutura física da Casa Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Câmara Municipal dentro da sociedad...


Doenças raras são tema do ‘Fórum Municipal Fevereiro Roxo’ na Câmara

29 de fevereiro de 2024

Na tarde da quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoveu, no Plenário da Câmara de Araraquara, o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento ainda contou com a exibição do...


Palestras na Câmara apresentam noções de defesa civil e primeiros socorros

27 de fevereiro de 2024

Noções de defesa civil e primeiros socorros foram os temas do Fórum Municipal de Segurança Pública, que aconteceu na tarde da segunda-feira (26), no Plenário da Câmara de Araraquara. O evento, organizado pela Escola do Legislativo (EL) com apoio da Prefeitura, contou com transmissão ao vivo pela...


Escola do Legislativo promove fórum sobre doenças raras

27 de fevereiro de 2024

Na quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoverá o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento acontecerá às 14 horas no Plenário da Câmara Municipal. Além disso, haverá a...


Evento da Câmara aborda noções de defesa civil e primeiros socorros na segunda (26)

23 de fevereiro de 2024

A Câmara Municipal de Araraquara promove na próxima segunda-feira (26) o Fórum Municipal de Segurança Pública. O evento será no Plenário da Casa de Leis, a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Net/Claro), pelo Facebook e pelo YouTube. O fórum é organizado pela...