Histórico dos eleitos para a 10ª Legislatura (1989-1992)


Data Inicial: 01/01/1989

Data Final: 01/01/1992

Data Eleição: 01/01/1989




Fernando Passos, José Carlos Porsani e Pedro Antonio Bapstini.

 

Prefeito: Waldemar de Santi

Presidente da Câmara Municipal de 1989 a 1990: Gildo Merlos

Presidente da Câmara Municipal de 1991 a 1992: Omar de Souza e Silva

 

  • VEREADORES ELEITOS

 

ALÍCIO TORRES JUNIOR

Professor.

Natural de Araraquara.

Foi Vice-Presidente da Mesa Diretora de 1991 a 1992.

Na Câmara, exerceu a liderança do Partido Liberal – PL – de 1989 a 1992.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Finanças e Orçamento.

Em 1989 foi membro da Comissão Político-Administrativa e dos Poderes Municipais, da Comissão de Ordem Social e da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Foi também suplente da Comissão de Sistematização para o mesmo fim. Foi ainda relator da Comissão de Ordem Social para elaboração da Lei Orgânica.

No mesmo ano, foi membro do Conselho Permanente para Indústrias – C.P.I.

Em 1990 foi membro da Comissão Especial de Vereadores que pretendia elaborar o projeto do novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal.

Ainda no mesmo ano foi membro da Comissão Especial de Vereadores (CE) que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste município.

Em 1991 foi membro da Comissão Municipal de Trânsito e da CE que apreciou os diversos projetos de leis complementares do Executivo Municipal que se encontravam em tramitação no legislativo.

Foi também membro da CE que, juntamente com outras autoridades, objetivava visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar, a fim de que se fechasse a loja em Araraquara.

No mesmo ano foi membro da CE que tinha a intenção de visitar o Secretário da Educação do Estado de São Paulo para apresentar diagnóstico local sobre os problemas educacionais e buscar possíveis soluções.

Ainda em 1991 foi membro da Comissão de Defesa Civil do Município de Araraquara e da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de pleitear, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara.

Em 1992 foi membro da Comissão Especial de Inquérito para analisar a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara – CTA, e obter outros dados relativos à empresa.

 

CARLOS ALBERTO MANÇO

Ver 6ª legislatura .

 

DARCY MORALLES

Ver 4ª legislatura .

 

DEODATA LEOPOLDINA TOLEDO DO AMARAL

Ver 9ª legislatura .

 

DOMINGOS CARNESECCA NETO

Ver 9ª legislatura .

 

ELIAS DAMUS

Ver 4ª legislatura .

 

FERNANDO PASSOS

Advogado.

Natural de Araraquara.

Eleito vereador pelo PMDB.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Em 1989 foi relator da Comissão de Sistematização e relator da Comissão de Finanças e Orçamento para elaboração da Lei Orgânica deste Município.

Em 1990 foi membro da CE que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste município.

No mesmo ano, integrou-se ao Partido Democrático Trabalhista – PDT.

Foi ainda membro da CE que pretendia elaborar o projeto do Novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal.

Em 1991 foi membro da Comissão Municipal de Trânsito e da CE que apreciou os diversos projetos de leis complementares do Executivo Municipal que se encontravam em tramitação no legislativo.

Substituiu os vereadores Manoel Marques de Jesus Junior e Alício Torres Junior na Comissão Permanente para Indústria e Comércio.

Ainda no mesmo ano, foi Presidente da CE que, juntamente com outras autoridades, objetivava visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar, a fim de que se fechasse a loja em Araraquara.

Foi também membro da CE que tinha a intenção de visitar o Secretário da Educação do Estado de São Paulo para apresentar diagnóstico local sobre os problemas educacionais e buscar possíveis soluções, além de membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de pleitear, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara.

Foi membro, e posteriormente Presidente, da CE que estudou a reestruturação do quadro de cargos/salários e regime previdenciário dos funcionários da Câmara Municipal, entre outras medidas.

Foi indicado como representante para compor a 4ª Comissão de Seleção do Departamento de Assentamento Fundiário – Instituto de Terras – Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

Foi membro da CE que estudou a situação dos mananciais de Araraquara.

Em 1992 foi membro da Comissão Especial de Inquérito para analisar a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara – CTA, e obter outros dados relativos à empresa.

 

GERALDO ANTONIO ALVES

Ver 9ª legislatura .

 

GERALDO POLEZZE

Ver 8ª legislatura .

 

GILDO MERLOS

Ver 4ª legislatura .

 

JOACIR APARECIDO LEITE

Vendedor.

Natural de Pontal/SP.

Na Câmara, exerceu a liderança do Partido da Frente Liberal – PFL, de 1989 a 1992.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Defesa do Consumidor;
  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Habitação.

Em 1989, para a elaboração da Lei Orgânica deste Município, foi membro suplente da Comissão de Ordem Social, do Poder Organizante Municipal de Araraquara; membro efetivo da Comissão de Sistematização; membro suplente da Comissão de Ordem Social; membro suplente da Comissão de Finanças e Orçamento; e membro efetivo da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais.

No mesmo ano, foi membro do Conselho da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT.

Em 1990 foi membro e relator da CE que pretendia elaborar o projeto do novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal.

Em 1990 foi membro da CE que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste município.

Ainda no mesmo ano, foi membro da CE que buscou esclarecimentos, junto à COHAB de Campinas, sobre o aumento das prestações mensais das casas do II Núcleo Habitacional Yolanda Ópice.

Substituiu o Vereador Elias Damus na Comissão de Avaliações da Política Salarial da Administração Municipal.

Em 1991 foi membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de pleitear, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara.

No mesmo ano foi membro da Comissão CE que buscava apreciar os diversos projetos de lei complementares do Executivo Municipal em tramitação no legislativo.

Em 1992 foi membro da Comissão Especial de Inquérito que visava esclarecer a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara – CTA, e obter outros dados relativos à empresa.

 

JOSÉ CARLOS PORSANI

Farmacêutico e advogado.

Natural de Araraquara.

Eleito vereador nas 10ª, 11ª, 12ª, 14ª e 15ª legislaturas e foi suplente convocado para a 16ª.

Foi eleito 2º Secretário da Mesa Diretora de 1989 a 1990 e 1º Secretário de 2005 a 2006.

Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido Liberal – PL, assim como do Partido da Frente Liberal – PFL. Foi Vice-Líder e representante partidário do Partido Progressista – PP.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente.

Em 1989 foi Vice-Presidente da Comissão de Ordem Social do Poder Organizante Municipal e Vice-Presidente da Comissão de Sistematização do Poder Organizante Municipal para a elaboração da Lei Orgânica deste Município.

No mesmo ano foi indicado para integrar o Conselho Municipal de Entorpecentes.

Em 1990 foi Presidente da CE que procurou esclarecer, junto à COHAB de Campinas, o aumento das prestações mensais das casas do II Núcleo Habitacional Yolanda Ópice.

Em 1991 foi indicado para substituir o edil Joacir Aparecido Leite, no Conselho de Administração da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT. Foi também membro da CE que analisou, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara.

Em 1993 foi membro da Comissão Especial, composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo.

No mesmo ano foi indicado novamente para representar a Câmara Municipal no Conselho Municipal de Entorpecentes de Araraquara e como membro suplente d o Conselho Municipal de Saúde.

Foi também membro da CE com o objetivo de apurar denúncias de irregularidades no recapeamento da Rodovia Araraquara – Jaú.

Em 1995 e em 1996 foi indicado para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 1996 foi Presidente da CE com o objetivo de encontrar, junto às autoridades que julgarem necessárias, solução para o problema social que atingia Araraquara e região por parte do INSS.

Em 2005 foi indicado para compor o Conselho Consultivo da Agência de Desenvolvimento de Araraquara – ADA e como membro suplente do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo.

No mesmo ano foi membro da Comissão de acompanhamento do processo classificatório do programa social “Frentes da Cidadania”, como membro suplente para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e indicado para compor o Conselho Municipal Antidrogas.

Ainda em 2005 foi membro da Comissão para acompanhar os trabalhos relativos à análise e revisão geral do Projeto de Lei Complementar nº 001/05, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento e Política de Urbana e Ambiental de Araraquara.

Foi também indicado como membro titular do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo Urbano e como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em 2006 foi indicado como membro suplente do Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental e para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Foi também membro da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Araraquara e indicado como membro suplente do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo.

Em 2007 foi membro da CE visando à fiscalização do atendimento nos postos de saúde e pronto socorro municipal.

Foi indicado para compor a Comissão Organizadora da Semana Municipal de Aleitamento Materno e como membro para o Conselho Consultivo da Agência de Desenvolvimento de Araraquara – ADA.

Em 2008 foi membro da CE destinada a estudar uma forma de proteger a área onde se localizam os poços denominados Ouro e Chácara.

Em 2009 licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Inclusão Social e Cidadania desde Município.

Em 2013, enquanto Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, recebeu o título de “Cidadão Benemérito” através do Decreto Legislativo nº 815.

Em 2015, com a renúncia de um vereador, assumiu o mandato como titular eleito pela coligação composta pelo Partido Progressista/Democratas/Partido da Social Democracia Brasileira – PP/DEM/PSDB.

Também nesse ano assumiu o cargo de Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, retornando ao legislativo em abril de 2016.

Em 2016 filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.

 

JOSÉ ROBERTO CARDOZO

Ver 8ª legislatura .

 

JULIO CESAR RENTE FERREIRA

Ver 8ª legislatura .

 

MANOEL MARQUES DE JESUS JUNIOR

Ver 7ª legislatura .

 

MÁRIO THUYOSI HOKAMA

Ver 8ª legislatura .

 

OMAR DE SOUZA E SILVA

Ver 8ª legislatura .

 

PAULO MONTEIRO DE BARROS CARVALHO HOMEM

Ver 9ª legislatura .

 

VANILDO SANTOS TEIXEIRA TRINDADE

Ver 9ª legislatura .

 

  • SUPLENTES CONVOCADOS

 

JOÃO PEREIRA

Servidor Público Estadual.

Natural de Marcondésia/SP.

Suplente convocado pelo PDS.

Tomou posse em 24/04/1989 substituindo o vereador licenciado Elias Damus.

 

JOSÉ SANTO PIFFER

Ver 9ª legislatura .

 

MARIO JOEL MALARA

Ver 6ª legislatura .

 

PEDRO ANTONIO BAPTISTINI

Engenheiro civil.

Natural de Araraquara.

Suplente convocado para as 10ª e 12ª legislaturas. Eleito vereador para a 11ª e 16ª legislatura.

Na Câmara, exerceu a liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

Em 1993 participou da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo.

No mesmo ano, foi membro da CE que apurou denúncias de irregularidades no recapeamento da Rodovia Araraquara – Jaú.

Foi também indicado para representar esta Câmara Municipal no Conselho Permanente para Indústria e Comércio do Município de Araraquara.

Em 1995 foi indicado para compor o Conselho Regional de Política Cultural, a Comissão de Revisão dos Valores do Imposto Predial e Urbano, a Comissão de Política Salarial da Administração do Município de Araraquara, a Fundação de Amparo ao Esporte – FUNDESPORT e como membro suplente para compor o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE.

Em julho de 2016, foi convocado como titular de suplente de vereador eleito pela coligação PDT/PPS, em virtude da perda do mandato eletivo de vereador.

 

CONHECE ALGUM DOS NOSSOS EX-VEREADORES? QUER COLABORAR COM O MEMORIAL DA CÂMARA? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO.

 

 

 

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!