Histórico dos eleitos para a 11ª Legislatura (1993-1996)


Data Inicial: 01/01/1993

Data Final: 01/01/1996

Data Eleição: 01/01/1993



Edson Antonio da Silva, Helenita Turci, José Adevair Torezan e Vera Botta.

 

Prefeito: Roberto Massafera

Presidente da Câmara Municipal de 1993 a 1994: Omar de Souza e Silva

Presidente da Câmara Municipal de 1995 a 1996: Gildo Merlos

 

  • VEREADORES ELEITOS

 

ANDERSON HADDAD

Ver 8ª legislatura .

 

CARLOS ALBERTO MANÇO

Ver 6ª legislatura .

 

DARCY MORALLES

Ver 4ª legislatura .

 

DEODATA LEOPOLDINA TOLEDO DO AMARAL

Ver 9ª legislatura .

 

EDSON ANTONIO DA SILVA

Sociólogo.

Natural de Pontes Gestal/SP.

Eleito vereador para as 11ª e 12ª legislaturas e Prefeito de Araraquara nas 13ª e 14ª.

Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1997 a 1998.

Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido dos Trabalhadores – PT.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Em 1993 foi Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CE) que pretendia apurar denúncias de irregularidades no recapeamento da Rodovia Araraquara – Jaú.

Em 1993 foi indicado para representar a Câmara Municipal na Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT.

Em 1996 foi membro da CE com o objetivo de encontrar solução, junto às autoridades competentes, para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS.

Em 1997 foi membro da CE destinada a estudar a alteração do Código de Obras do Município e incorporar a exigência de instalação de tubulares de gás natural.

Foi ainda indicado como suplente para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMCRIAR e membro da CE destinada a apresentar ao Executivo uma proposta de reforma fiscal.

Ainda no mesmo ano, foi membro da CE que pretendia, juntamente ao Comando do Corpo de Bombeiros, apresentar minuta de projeto de lei e seu regulamento dispondo sobre a criação do Fundo Especial de Bombeiros (FEBOM).

Em 1998 foi indicado como membro titular para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara – COMCRIAR.

Em 1999 foi indicado para compor o Conselho da Comunidade.

Em 2000 foi indicado para compor a Comissão Censitária da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE deste Município, do Censo Demográfico 2000.

No mesmo ano foi membro da CE que buscava estudar e oferecer sugestões aos diversos problemas ambientais no Município. Foi também Relator da referida CE.

Em 2008 foi homenageado com o Título de “Cidadão Araraquarense”, através do Decreto Legislativo nº 705.

 

 

ELIAS DAMUS

Ver 4ª legislatura .

 

FLÁVIO FERRAZ DE CARVALHO

Ver 3ª legislatura .

 

GILDO MERLOS

Ver 4ª legislatura .

 

HELENITA TURCI

Servidora pública municipal.

Natural de Araraquara.

Eleita vereadora para as 11ª, 12ª e 13ª legislaturas pelo PMDB.

Foi Vice-Presidente da Mesa Diretora de 2001 a 2002.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Obras, Serviços e Bens Públicos;
  • Comissão de Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e redação.

Em 1993 e em 1995 foi indicada para integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Foi também membro da 5ª Comissão de Seleção para escolha de beneficiários aos lotes vagos dos Projetos de Assentamento Araraquara I, II, III, IV e V, situados na Fazenda Monte Alegre.

Tanto em 1993 como em 1995 foi indicada para representar a Câmara Municipal no Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade.

Em 1995 foi indicada como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Saúde de Araraquara.

Em 1996 foi indicada para compor a Comissão de Seleção encarregada de escolher os beneficiários a ocuparem lotes vagos no Projeto de Assentamento Monte Alegre.

Em 1997 foi indicada para compor a Comissão de Seleção encarregada de escolher beneficiários a ocuparem lotes a serem criados no mesmo Projeto.

No mesmo ano foi membro da CE destinada a apresentar ao Executivo uma proposta de reforma fiscal, providenciando os reparos necessários no Código Tributário Municipal e indicada como membro suplente para compor o Grupo Executivo para promover a Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico de Araraquara.

Em 1998 foi indicada para representar este Legislativo no Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – FUNDART e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara – COMCRIAR.

Em 2000 foi indicada para compor o Conselho Municipal Deliberativo da Associação de Proteção e Assistência Carcerária e foi membro da Comissão Especial de Estudo com o objetivo de providenciar estudos e oferecer sugestões aos diversos problemas ambientais no Município.

Em 2001 foi indicada novamente para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMCRIAR e como membro suplente para compor a Comissão Municipal de Emprego – COMEMPREGO.

Foi também membro da Comissão Organizadora para planejar a escolha das empresas a serem agraciadas com o Certificado Responsabilidade Social- RS.

Foi indicada para compor a Comissão de  Seleção da Fundação Instituto de  Terras do Estado de São Paulo, encarregada de escolher beneficiários a ocuparem lotes vagos e que viessem a vagar nos Projetos de Assentamento Monte Alegre, Bueno de Andrade e Silvania.

Foi ainda indicada para compor o Conselho Deliberativo da Associação de Proteção e Assistência Comunitária de Araraquara.

No mesmo ano, foi novamente indicada para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara.

Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Processo de Licitação Emergencial dos Serviços de Limpeza Pública do Município, indicada para o Conselho Municipal de Segurança e Cidadania, para compor o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD e ainda membro da Comissão de Estudos para estudar e apresentar o Plano de Cargos e Salários para os funcionários da administração municipal e o Estatuto do Magistério Público Municipal.

Em 2002 foi designada para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

No mesmo ano, foi indicada para compor o Conselho da Comunidade e membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico destinado à Câmara Municipal.

Em 2003 foi membro da CE para acompanhar o processo de seleção dos candidatos do programa social “Frente da Cidadania”.

Foi também indicada para compor o Conselho Municipal de Educação.

Foi designada como membro titular e Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Foi ainda, no mesmo ano, indicada para compor o Conselho Municipal de Segurança e Cidadania.

 

JOSÉ ADEVAIR TORREZAN

Comerciante.

Natural de Maringá/PR.

Eleito vereador para as 11ª e 12ª legislaturas.

Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido da Frente Liberal – PFL, de 1994 a 1996, e do Partido Social Democrático – PSD, de 1997 a 2000.

Participou da Comissão Permanente de Transporte, Habitação e Meio Ambiente.

Em 1993 foi membro da CE destinada a examinar a questão relacionada à inscrição e classificação de crianças para matrículas nos Centros de Educação e Recreação – CERs.

Em 1994 foi indicado como suplente para compor a CE destinada a promover a Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara.

Em 1996 foi indicado para representar a Câmara Municipal na escritura de transferência das bancas 122 e 124 do pavimento superior do Mercado Municipal.

No mesmo ano, foi indicado como membro suplente para compor o Grupo Executivo responsável pela Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico do Município.

Em 1997 foi membro da CE destinada a discutir, estudar e encontrar solução para a publicação de guia ou mapa do Município.

Foi também membro da CE destinada a proceder a alteração do Código de Obras do Município, a fim de incorporar ao mesmo a exigência de instalação tubulares de gás natural.

Foi ainda membro da CE para, conjuntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Araraquara e outras autoridades, organizar reuniões de conscientização de desarmamento em Araraquara.

Foi membro da CE destinada a estudar a possibilidade de ser declarado de utilidade pública o imóvel pertencente à Associação Ferroviária de Esportes para, em parte dele, ser construído um pavilhão para a FACIRA e outros eventos.

Ainda no mesmo ano, foi membro da CE para, juntamente ao Comando do Corpo de Bombeiros, apresentar minuta de projeto de lei e seu regulamento, dispondo sobre a criação do Fundo Especial de Bombeiros (FEBOM).

 

JOSÉ CARLOS PORSANI

Ver 10ª legislatura .

 

JOSÉ SANTO PIFFER

Ver 9ª legislatura .

 

MÁRCIO EDUARDO DOS SANTOS

Comerciante.

Natural de Pacaembú/SP.

Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1993 a 1994.

Exerceu a liderança do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, de 1993 a 1996, e a vice-liderança do mesmo partido em 1996.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

Em 1993 foi membro da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo.

No mesmo ano, foi ainda indicado para representar a Câmara Municipal na Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração do Município de Araraquara e membro da CE destinada a examinar a questão relacionada à inscrição e classificação de crianças para matrículas nos Centros de Educação e Recreação – CERs.

Em 1994 foi indicado para compor a CE destinada a promover a Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara.

Foi ainda indicado para compor a Comissão Municipal de Entorpecentes de Araraquara – COMEM.

Em 1996 foi membro da CE com o objetivo de encontrar, junto às autoridades competentes, solução para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS.

 

MÁRIO THUYOSI HOKAMA

Ver 8ª legislatura .

 

OCTÁVIO BUGNI

Ver 5ª legislatura .

 

OMAR DE SOUZA E SILVA

Ver 8ª legislatura .

 

PAULO ALFREDO RODRIGUES DA SILVA

Advogado.

Natural de Niterói/RJ.

Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1993 a 1994.

Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido da Social Democracia Brasileira  – PSDB de 1994 a 1996.

Participou da Comissão Permanente de Ordem Social.

Em 1993 foi membro da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo.

Foi indicado para representar a Câmara Municipal na Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração do Município de Araraquara e para integrar a Comissão de Revisão da Planta Genérica de Valores Imobiliários de Araraquara.

Tanto em 1993 como em 1995 foi indicado para integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

 

PAULO MONTEIRO DE BARROS CARVALHO HOMEM

Ver 9ª legislatura .

 

PEDRO ANTONIO BAPTISTINI

Ver 10ª legislatura .

 

VANILDO SANTOS TEIXEIRA TRINDADE

Ver 9ª legislatura .

 

VERA LÚCIA SILVEIRA BOTTA FERRANTE

Professora universitária.

Natural de Araraquara.

Eleita vereadora para as 11ª e 13ª legislaturas.

Foi 2ª Secretária da Mesa Diretora de 2003 a 2004.

Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores – PT.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico.

Em 1993 foi membro da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo.

Foi também indicada para representar a Câmara Municipal, na Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração do Município de Araraquara.

Em 2001 foi indicada para compor o Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – FUNDART.

Foi Presidente da CE para estudar e apresentar o Plano de Cargos e Salários para os funcionários da administração municipal e o Estatuto do Magistério Público Municipal.

Foi também indicada para compor a Comissão de Avaliação do Projeto Piloto de Ampliação do Horário nos CERs.

Ainda no mesmo ano, foi indicada para compor a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Educação.

Foi também indicada para compor o comitê do Plano de Cargos e Salários – PCS, objetivando viabilizar a elaboração do Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais e membro da CE com o objetivo de avaliar as conseqüências da existência de antenas ligadas a serviço de telecomunicações, quanto à radiação eletromagnética.

Em 2002 foi Presidente do Grupo de Trabalho que procurou desenvolver metodologia e a avaliação anual do percentual de realização da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

No mesmo ano, foi indicada para compor a Comissão do Programa “Momento Mulher”.

Foi ainda membro da Comissão para proceder ao acompanhamento da aplicação das provas práticas do Concurso Público em andamento na Prefeitura Municipal.

Foi indicada para compor o Fundo Municipal para o Desenvolvimento do Turismo – FUMTUR e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.

Em 2003 foi indicada para representarem o Legislativo junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMCRIAR.

No mesmo ano, foi membro da Comissão do Processo de Negociação Coletiva com os Servidores Municipais.

Foi ainda membro da Comissão de Vereadores para avaliar as finanças da Prefeitura Municipal, juntamente com a Comissão de Servidores Municipais (SISMAR), quanto à possibilidade de reposição salarial da categoria.

Foi membro da CE para levantar dados estatísticos e informações sobre o número de autuações de trânsito e propor alternativas de aperfeiçoamento do sistema atual.

Foi indicada como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Palentológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara.

Em 2004 foi indicada para compor a “Mesa de Negociação do Serviço Público de Araraquara” e como suplente para compor a Comissão de Seleção do Projeto Assentamento Bela Vista do Chibarro.

Em 2009 foi homenageada com o título de “Cidadã Benemérita” através do Decreto Legislativo nº 722.

 

  • SUPLENTES CONVOCADOS

 

ERISMAR MENDES DA SILVA

Natural de Araripe/CE.

Suplente convocado pelo PMDB.

Em 1994 foi membro suplente do Conselho Municipal de Assistência Social do Município.

Em 1995 foi membro suplente da Comissão Especial de Desenvolvimento Industrial do Município e do Conselho Municipal de Assistência Social do Município.

 

JOSÉ ROBERTO CARDOZO

Ver 8ª legislatura .

 

MARIO JOEL MALARA

Ver 6ª legislatura .

 

CONHECE ALGUM DOS NOSSOS EX-VEREADORES? QUER COLABORAR COM O MEMORIAL DA CÂMARA? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO.

 

 

 

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!