Histórico dos eleitos para a 13ª Legislatura (2001-2004)


Data Inicial: 01/01/2001

Data Final: 01/01/2004

Data Eleição: 01/01/2001



Anuar de Oliveira Lauar, Edna Martins, Elias Chediek, Idelmo Pereira da Silva, Juliana Damus e Pastor Raimundo.

 

Prefeito: Edson Antonio da Silva

Presidente da Câmara Municipal de 2001 a 2002: Valderico Jóe

Presidente da Câmara Municipal de 2003 a 2004: Eduardo Lauand

 

  • VEREADORES ELEITOS

 

AMADOR PEREZ BANDEIRA

Ver 12ª legislatura .

 

ANDERSON HADDAD

Ver 8ª legislatura .

 

ANUAR DE OLIVEIRA LAUAR

Engenheiro de minas.

Natural de Araraquara.

Na Câmara,  exerceu a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB, em 2001, e a liderança do Partido Popular Socialista – PPS, de 2002 a 2003.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Em 2001 foi membro do Colégio de Vereadores incumbido de formar as Comissões Permanentes Provisórias para emitir pareceres sobre proposições urgentes encaminhadas pelo Chefe do Executivo durante o recesso no início de legislaturas.

Foi indicado para compor a Comissão de Avaliação do Projeto Piloto de Ampliação do horário nos CERs; Presidente da Comissão Organizadora para planejar a escolha das empresas que receberiam o Certificado Responsabilidade Social;  membro da CE com a finalidade de participar das reuniões para elaboração do Orçamento Participativo.

Foi indicado para compor a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal e como membro titular para o Conselho Municipal de Educação.

Em 2002 foi designado como membro titular e Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  da Câmara Municipal.

Foi Presidente da CE que analisaria o aumento da violência registrada na cidade e membro da CE para reunir informações que pudessem diagnosticar e apontar políticas sócio-econômicas que solucionassem o aumento da violência registrada na cidade.

Em 2003 foi Presidente da Comissão Mista para planejar e deliberar sobre os critérios que norteariam a escolha das empresas a serem agraciadas com o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque.

Foi também designado para constituir a CE para auxiliar na tarefa de reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araraquara.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do vereador Anuar de Oliveira Lauar.

 

CARLOS ALBERTO DO NASCIMENTO

Natural de Araraquara.

Eleito vereador para as 13ª, 14ª e 15ª legislaturas.

Na Câmara, exerceu a liderança e vice-liderança do Partido dos Trabalhadores – PT.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;

Em 2001 foi membro titular da Comissão Municipal de Emprego – COMEMPREGO; Membro Presidente da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a “Frente de Trabalho”; e membro da CE destinada a promover estudos específicos sobre políticas relacionadas à implantação, melhoramentos e avaliação da reforma agrária e dos projetos de assentamentos neste Município.

Em 2002 foi membro da CE para acompanhar certames licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal; indicado para compor a Comissão Gestora do Projeto Direto do Campo; representante do Legislativo no Conselho Municipal de Assistência Social; e indicado para compor o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo do Município de Araraquara.

Em 2003 foi membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; indicado como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN/Araraquara; membro da CE para realizar, junto à Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, estudos quanto ao trabalho desenvolvido pela Liga Araraquarense de Futebol com a FUNDESPORT; designado para constituir a CE para auxiliar na tarefa de reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araraquara; membro da CE para acompanhar o processo de seleção dos candidatos do programa social “Frente da Cidadania”; e indicado como membro suplente para compor o Conselho Operativo do Programa Fome Zero.

Em 2004 foi designado para representar a Câmara Municipal no Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência e Maus Tratos Contra a Pessoa Idosa e indicado para compor o Conselho Municipal do Idoso.

Em 2005 foi designado para compor a comissão de acompanhamento do processo classificatório do programa social “Frentes da Cidadania”.

Foi indicado para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araraquara – COMSAN, para compor a Comissão de Seleção encarregada de escolher beneficiários para lotes vagos ou a vagar nos Projetos de Assentamento do município de Araraquara, o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo do Município de Araraquara – COMCEDIR e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara.

Ainda no mesmo ano, foi designado para representar a Câmara Municipal de Araraquara na Conferência Estadual de Direitos Humanos em São Paulo.

Em 2006 foi indicado como membro do Conselho da Comunidade; membro da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Araraquara; indicado como membro titular da Comissão Gestora do Programa Direto do Campo, como membro suplente para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara e para compor a Comissão Organizadora dos trabalhos a serem desenvolvidos para a Mobilização do Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres e Dia Nacional da Consciência Negra.

Em 2007 foi indicado para compor a Comissão de Negociação para discutir novo percentual para o adicional de risco da Guarda Municipal. Foi também indicado como representante do Legislativo para compor o Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental – CMPUA e membro da Comissão de Trabalho para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara.

Em 2008 foi representante da Câmara Municipal de Araraquara para compor a Comissão Organizadora local da 11ª Conferência Regional de Direitos Humanos e indicado como representante do Legislativo para compor a Comissão incumbida de idealizar e organizar as homenagens ao “Dia Municipal dos Evangélicos”.

Em 2009 foi membro da Comissão de Apuração e Avaliação do OCA – Orçamento Criança. Foi ainda membro da CE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e membro da Comissão Preparatória Municipal da 4ª Conferência Municipal da Cidade.

Em 2010 foi membro da CE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de programa para a população em situação de rua no município de Araraquara.

Em 2011 foi membro da CE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de um plano de ações para um transporte público coletivo de qualidade no município de Araraquara e membro da CE destinada a revisar, no Plano Diretor, a área de preservação do Aquífero Guarani.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do vereador Carlos Alberto do Nascimento.

 

CARLOS ALBERTO MANÇO

Ver 6ª legislatura .

 

DEODATA LEOPOLDINA TOLEDO DO AMARAL

Ver 9ª legislatura .

 

EDMILSON DE NOLA SÁ

Ver 12ª legislatura .

 

EDNA SANDRA MARTINS

Cientista social.

Natural de Nhandeara/SP.

Eleita vereadora para as 13ª, 14ª e 16ª legislaturas.

Foi Presidente da Mesa Diretora de 2007 a 2008 e Vice-Presidente em 2007 e de 2015 a março/2016.

Na Câmara, exerceu a liderança tanto do Partido dos Trabalhadores – PT, e atualmente exerce a liderança do Partido Verde – PV.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

Em 2001 foi Membro da CE com a finalidade de estudar e solucionar os casos de edificações irregulares; da CE com o objetivo de avaliar as conseqüências da existência de antenas ligadas a serviço de telecomunicações; indicada para compor a Comissão de Avaliação dos Pedidos para a Regularização de Obras e como membro suplente para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2002 foi membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico destinado à Câmara Municipal; indicada como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara – CMPUA; indicada para compor a Comissão do Programa “Momento Mulher”; membro da CE para acompanhar os certames licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal; membro da CE com o objetivo de reunir informações que dessem um diagnóstico transparente, apontando o caminho a ser seguido, através de políticas sócio-econômicas concretas, referente ao aumento da violência na cidade; e indicada como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Educação.

Em 2003 foi Presidenta da CE para avaliar a qualidade de vida no município de Araraquara, com ênfase nas questões da segurança alimentar, do emprego e da habitação; designada como representante da Câmara Municipal de Araraquara na Conferência Estadual das Cidades; indicada para compor o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Palentológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA.

Em 2004 foi indicada para compor a Comissão de Seleção do Projeto Assentamento Bela Vista do Chibarro.

Em 2005 foi indicada para o Conselho Municipal de Transportes de Araraquara – COMUTRAN; membro e relatora da CE para estudar a situação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, após a intervenção realizada pela Prefeitura Municipal; membro da CE com a finalidade de debater e efetuar estudos referentes à Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento); indicada para compor o Conselho Municipal de Cultura; membro da Comissão Especial Permanente para análise sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias  – LDO e do Orçamento Municipal; e indicada para compor a Comissão Organizadora da Semana da Mulher de Araraquara.

Em 2006 foi indicada como membro da Comissão Organizadora do Dia Internacional da Mulher e para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara.

Em 2007 foi Presidenta da Comissão de Trabalho para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal; Presidenta e relatora da CE sobre a “Lei Maria da Penha” na Câmara Municipal, com ênfase na aplicabilidade da lei e a formalização de um Protocolo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência; indicada para compor a Comissão de Revisão da Planta Genérica de Valores; indicada como membro suplente para o Conselho Municipal de Alimentação Escolar; e membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Em 2013 foi membro da Comissão Especial de Inquérito – CEI; Presidenta da CE visando à criação de uma Escola Legislativa; representante da Câmara Municipal na Comissão Organizadora da Semana da Mulher “Luiza Augusta Garlippe” (Tuca); membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; nomeada Diretora Presidente da Escola do Legislativo; membro da CE “Parto Humanizado” com o objetivo de garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Em 2015 foi novamente nomeada Diretora Presidente da Escola do Legislativo, membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e Presidente da Comissão Especial de Estudos “ARARAQUARA Cidade Futuro”.

Em 2016 perdeu o mandato por desfiliação partidária.

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos da Vereadora Edna Martins.

 

EDNO PACHECO

Ferroviário.

Natural de Pitangueiras/SP.

Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 2003 a 2004 e 2º Secretário em 2006.

Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente.

Em 2001 foi membro da CE com o objetivo de avaliar as conseqüências da existência de antenas ligadas a serviço de telecomunicações quanto à radiação eletromagnética; membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a “Frente de Trabalho”; membro da CE para estudar e apresentar o Plano de Cargos e Salários para os funcionários da administração municipal e o Estatuto do Magistério Público Municipal; indicado para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara; membro da CE com a finalidade de proceder estudos visando solucionar os casos de edificações irregulares; membro da CE com a finalidade de participar das reuniões para elaboração do Orçamento Participativo; membro da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal; e membro do Colégio de Vereadores incumbido de formar as Comissões Permanentes Provisórias.

Em 2002 foi indicado para compor o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR; membro da Comissão de Vereadores para acompanhamento das provas do Concurso Público nº 01/02 da Câmara Municipal de Araraquara; membro da comissão para acompanhar a aplicação das provas práticas do Concurso Público em andamento na Prefeitura Municipal; membro da CE com o objetivo de reunir informações que pudessem dar um diagnóstico transparente, apontando o caminho a ser seguido, através de políticas sócio-econômicas concretas, referente ao aumento da violência na cidade; designado para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  da Câmara Municipal; indicado para compor o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo do Município de Araraquara; e Presidente da CE para acompanhar os certames licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal.

Em 2003 foi membro da Comissão de Vereadores para o acompanhamento das finanças da Prefeitura Municipal, juntamente com a Comissão de Servidores Municipais (SISMAR), quanto à possibilidade de reposição salarial da categoria; indicado para compor o Conselho Operativo do Programa Fome Zero; indicado para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN/Araraquara; membro da Comissão Mista para planejar e deliberar sobre os critérios que nortearão a escolha das empresas a serem agraciadas com o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque; e Presidente da CE com a finalidade de acompanhar as negociações entre mutuários, COHAB-Bandeirantes e Prefeitura Municipal.

Em 2004 foi designado para representar a Câmara Municipal no Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência e Maus Tratos Contra a Pessoa Idosa.

Em 2005 foi membro da CE com a finalidade de debater e efetuar estudos referentes à Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento); indicado como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo do Município de Araraquara – COMCEDIR; indicado como membro suplente da Comissão de Seleção encarregada de escolher beneficiários para lotes vagos ou a vagar nos Projetos de Assentamento do Município; membro da CE para estudar a situação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, após a intervenção realizada pela Prefeitura Municipal.

Em 2006 foi indicado para o Conselho de Usuários do Transporte Coletivo; designado para a Comissão de Acompanhamento do Processo Classificatório do Programa Social “Frentes da Cidadania”; e indicado para compor o Conselho de Administração da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT.

Em 2007 foi Presidente da CE visando à fiscalização do atendimento nos postos de saúde e pronto socorro municipal.

Em 2008 foi Presidente da CE a fim de acompanhar as denúncias relativas às condições de trabalho dos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Araraquara.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Edno Pacheco.

 

EDUARDO LAUAND

Ver 12ª legislatura .

 

ELIAS CHEDIEK NETO

Engenheiro civil.

Natural de Araraquara.

Eleito vereador para as 13ª, 14ª, 15ª e 16ª legislaturas.

Foi Vice-Presidente da Mesa Diretora, de 2005 a 2006.

Presidente da Mesa Diretora para biênio de 2015 a 2016.

Na Câmara, exerceu a liderança, a vice-liderança e foi representante partidário do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento;
  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental.

Em 2001 foi membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a “Frente de Trabalho”; indicado para compor o Conselho Municipal de Planejamento Urbano; o Conselho Municipal de Transportes de Araraquara – COMUTRAN; a Comissão Municipal de Emprego – COMEMPREGO; membro da CE com a finalidade de estudar e solucionar os casos de edificações irregulares; membro da CE com a finalidade de participar das reuniões para elaboração do Orçamento Participativo; indicado para compor a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal; membro da CE com o objetivo de avaliar as conseqüências da existência de antenas ligadas a serviço de telecomunicações quanto à radiação eletromagnética; e membro do Colégio de Vereadores incumbido de formar as Comissões Permanentes Provisórias para emitir pareceres sobre proposições urgentes encaminhadas pelo Chefe do Executivo durante o recesso.

Em 2002 foi membro da Comissão para proceder ao acompanhamento da aplicação das provas práticas do Concurso Público na Prefeitura Municipal; membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico, destinado à Câmara Municipal, na qualidade de membro da Comissão Permanente de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico; indicado para compor o Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara – CMPUA; membro da Comissão de Vereadores para acompanhamento das Provas de que trata o Concurso Público nº 01/02,  da Câmara Municipal de Araraquara; indicado para substituir vereador que desligou-se da Comissão de Avaliação dos Pedidos para Regularização de Obras; membro da CE para acompanhar os certames licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal; designado como membro titular para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  da Câmara Municipal; e para constituir o Grupo de Trabalho para desenvolver metodologia e a avaliação anual do percentual de realização da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Em 2003 foi membro da CE para realizar, junto à Secretaria Municipal de Saúde, vistoria no hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; representante da Câmara Municipal na CE com o objetivo de debater sobre construções e reformas de edificações no Município; indicado para compor o Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Araraquara; o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA; designado para representar a Câmara Municipal de Araraquara na Conferência Estadual das Cidades; membro da Comissão Mista para planejar e deliberar sobre os critérios que nortearão a escolha das empresas a serem agraciadas com o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque; membro da CE para levantar dados estatísticos e informações sobre o número de autuações de trânsito e propor alternativas de aperfeiçoamento do sistema; indicado como membro efetivo para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMCRIAR; para constituir a Comissão de Representação da Câmara Municipal para participar do 1º Congresso Internacional de Biodiesel; designado membro titular para renovação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; indicado para compor o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos e Diretrizes Urbanísticas; indicado para compor a Comissão de Avaliação dos pedidos de regularização de imóveis; e designado para substituir vereador na Comissão Permanente de Ordem Social.

Em 2004 foi indicado para compor o Conselho Municipal do Idoso; Presidente da Comissão nomeada para acompanhar os trabalhos relativos ao projeto de consolidação das leis da Câmara Municipal, de que trata o Ato n.º 34/04; indicado para compor a Mesa de Negociação do Serviço Público de Araraquara.

Em 2005 foi Presidente da CE para estudar a situação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, após a intervenção realizada pela Prefeitura Municipal; indicado para compor o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE; o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara – COMCRIAR; o Conselho Municipal de  Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências – COMDEF; como representante da Câmara Municipal para compor a Comissão Preparatória Municipal com a finalidade de coordenar e organizar a 2ª Conferência Municipal das Cidades; membro da Comissão para acompanhar os trabalhos relativos a análise e revisão geral do Projeto de Lei Complementar nº 001/05, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento e Política de Urbana e Ambiental de Araraquara; indicado para compor o Conselho Municipal de Defesa Civil; membro da Comissão Especial Permanente para análise mais racional e eficaz sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias  – LDO e do Orçamento Municipal; indicado para compor o Conselho Municipal de Segurança de Cidadania; como representante da Câmara Municipal para compor o Conselho Diretor do Fundo Municipal de Meio Ambiente – FMA; para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN.

Em 2006 foi indicado para compor o Conselho Municipal da Habitação de Interesse Social do Município de Araraquara; para compor a Comissão Permanente para análise e avaliação de projetos estratégicos, empreendimentos de impacto urbanístico, operações urbanas consorciadas e estudos de viabilidade urbanística, de que trata o art. 239, da Lei Comp. nº 350/05; membro da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Araraquara; indicado para compor o Núcleo Permanente de Gestão, responsável pela coordenação das ações integradas previstas no plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil; o Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental; o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN; indicado para representar o legislativo junto ao Conselho Municipal de Turismo.

Em 2007 foi Presidente da Comissão designada para acompanhar os trabalhos relativos ao projeto de consolidação das leis da Câmara Municipal de Araraquara; membro da CE visando à fiscalização do atendimento nos postos de saúde e no pronto socorro municipal; Presidente da CE com o objetivo de verificar, junto ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos – DAAE, a correta aferição de hidrômetros neste Município; membro da Comissão de Trabalho para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara; membro da CE visando o estudo dos problemas do trânsito no Município.

Em 2008 foi membro da CE destinada a estudar a forma de proteger a área onde se localizam os poços denominados Ouro e Chácara; membro da Comissão de Trabalho para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno.

Em 2009 foi Presidente da CE destinada a estudar a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana em nosso Município; membro da Comissão Preparatória Municipal da 4ª Conferência Municipal da Cidade; membro da Comissão de Apuração e Avaliação do OCA – Orçamento Criança; membro da CE a fim de participar e contribuir com a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara; Presidente da CE destinada a estudar a forma de proteger a área onde se localizam os poços denominados Ouro e Chácara, bem como de outras áreas que porventura são de recargas e encontram-se desprotegidas pela legislação; Presidente da CE destinada a estudar alternativas para o aterro sanitário neste município; e foi também Líder do Governo Municipal.

Em 2010 foi membro da CE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de programa para a população em situação de rua no município de Araraquara.

Em 2011 foi membro da CE denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política”; membro da CE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de um plano de ações para um transporte público coletivo de qualidade no município de Araraquara; Presidente da Comissão de Trabalho para a revisão do Regimento Interno desta Casa; Presidente da CE destinada a revisar no Plano Diretor a área de preservação do Aquífero Guarani; membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Em 2012 foi indicado para presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; foi membro da CE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Em 2013 foi Presidente da CE para efetuar levantamento da legislação atual que trata das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco; membro da CE visando à criação de uma Escola Legislativa.

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Elias Chediek.

 

HELENITA TURCI

Ver 11ª legislatura .

 

IDELMO PEREIRA DA SILVA

Funcionário público estadual.

Natural de Araraquara.

Eleito vereador  para a 13ª legislatura e suplente convocado na 14ª.

Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 2001 a 2002.

Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

Participou da Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação.

Em 2001 foi indicado para o Conselho Municipal de Segurança e Cidadania; membro da Comissão para o acompanhamento do processo de classificação dos candidatos a vagas de estágios na Prefeitura Municipal; indicado para o Conselho de Administração da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT.

Em 2002 foi Indicado para compor a Comissão Gestora do Projeto Direto do Campo; o Conselho de Alimentação Escolar; membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico, destinado à Câmara Municipal.

Em 2003 foi membro da CE para, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, responder à solicitação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia local para a realização de vistoria no seu hospital; foi também indicado para Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Em 2004 foi indicado como suplente para compor o Conselho de Alimentação Escolar.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Idelmo Pereira da Silva.

 

JULIANA ANDRIÃO DAMUS

Administradora.

Natural de Araraquara.

Eleita vereadora para as 13ª,14ª, 15ª e 16ª legislaturas.

Vice-Presidente da Mesa Diretora de 2011 a 2012.

Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB, a liderança e a vice-liderança do Partido Verde – PV, a vice-liderança e a liderança do Partido Progressista – PP.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Obras, Segurança, Serviços e Bens Públicos.

Em 2001 foi membro da CE para estudar e apresentar o Plano de Cargos e Salários para os funcionários da administração municipal e o Estatuto do Magistério Público Municipal; membro da CE com a finalidade de participar das reuniões para elaboração do Orçamento Participativo; indicada para compor a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal; membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a “Frente de Trabalho”.

Em 2002 foi indicada para compor a Comissão do Programa “Momento Mulher” e membro da Comissão de Vereadores para acompanhamento do Concurso Público da Câmara Municipal de Araraquara.

Em 2003 foi indicada para compor o Conselho Municipal de Assistência Social; representante da Câmara Municipal na Comissão Mista para planejar e deliberar sobre os critérios de escolha das empresas a serem agraciadas com o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque; indicada para compor o Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue; designada como membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Em 2005 foi indicada para compor o Conselho Administrativo da Fundação de Arte e Cultura do Município – FUNDART; como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara; indicada para compor o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; o Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue; o Conselho Municipal de Defesa Civil.

Em 2007 foi indicada como membro suplente para compor o Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental; membro da Comissão de Trabalho para proceder à revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Em 2009 foi membro da CE destinada a estudar a forma de proteger a área onde se localizam os poços denominados Ouro e Chácara, bem como de outras áreas que porventura são de recargas e encontram-se desprotegidas pela legislação; membro da Comissão Municipal de Geografia e Estatística – CMGE, dedicada aos trabalhos do próximo Censo Demográfico.

Em 2015 participou da Comissão Especial de Inquérito – CEI, destinada a apurar os consistentes indícios de ausência e/ou falha de manutenção nos reservatórios do DAAE.

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos da Vereadora Juliana Damus. 

 

JURANDI REIS DE OLIVEIRA

Ver 12ª legislatura .

 

MARCOS JOSÉ RODRIGUES

Cabeleireiro.

Natural de Cangaiba/SP.

Eleito vereador para as 13ª e 14ª legislaturas.

Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 2005 a 2006.

Na Câmara, exerceu a representação partidária do Partido Liberal – PL e também do Partido da República – PR.

Fez parte das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

Em 2001 foi membro do Colégio de Líderes incumbido de formar as Comissões Permanentes Provisórias para emitir pareceres sobre proposições urgentes, encaminhadas pelo Chefe do Executivo, durante o recesso no início de legislaturas; indicado para compor o Conselho Municipal de Alimentação Escolar; membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a “Frente de Trabalho”; membro da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Administrativa da Câmara Municipal; indicado para compor o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Segurança e Cidadania.

Em 2002 foi indicado para compor o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR; designado como membro suplente para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; membro e relator da CE com o objetivo de reunir informações que dessem um diagnóstico transparente, apontando o caminho a ser seguido, através de políticas sócio-econômicas concretas, referente ao aumento da violência na cidade; membro da Comissão de Vereadores para acompanhamento do Concurso Público da Câmara Municipal de Araraquara; membro da Comissão para proceder ao acompanhamento da aplicação das provas práticas do Concurso Público em andamento na Prefeitura Municipal; indicado como membro efetivo para compor o Conselho Municipal de Educação.

Em 2003 foi membro da CE para levantar dados estatísticos e informações sobre o número alarmante de autuações de trânsito e propor alternativas de aperfeiçoamento do sistema; designado como membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; membro da CE para estudar,  junto à Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, o trabalho desenvolvido pela Liga Araraquarense de Futebol com a FUNDESPORT; indicado para compor o Conselho Operativo do Programa Fome Zero e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN/Araraquara.

Em 2005 foi indicado para compor o Conselho de Administração da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara – FUNDESPORT; membro da Comissão para acompanhar os trabalhos relativos à análise e revisão geral do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política de Urbana e Ambiental de Araraquara; indicado para compor o Conselho de Usuários do Transporte Coletivo.

Em 2006 licenciou-se do cargo de vereador para assumir como Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Araraquara.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Marcos José Rodrigues.

 

MÁRIO THUYOSI HOKAMA

Ver 8ª legislatura .

 

RAIMUNDO MARTINS BEZERRA

Pastor evangélico.

Natural de Oeiras/PI.

Eleito vereador para as 13ª, 15ª e 16ª legislaturas, tendo sido suplente convocado para a 14ª.

Na Câmara, eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB;  exerceu a liderança, a vice-liderança e foi representante partidário do Partido Progressista – PP, bem como a liderança e a vice-liderança do Partido Republicano Brasileiro – PRB.

Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Ordem Social;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento;
  • Comissão de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor.

Em 2007 foi indicado para compor a Comissão que idealizaria e organizaria as homenagens ao “Dia Municipal dos Evangélicos”.

Em 2009 foi membro da CE destinada a estudar a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana em nosso Município.

Em 2005 foi membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

 

Veja AQUI Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Pastor Raimundo Bezerra.

 

RONALDO NAPELOSO

Ver 12ª legislatura .

 

VALDERICO JÓE

Ver 12ª legislatura .

 

VERA LÚCIA SILVEIRA BOTTA FERRANTE

Ver 11ª legislatura .

 

  • SUPLENTES CONVOCADOS

 

FRANCISCO DE PAIVA LIMA NETO

Professor.

Natural de Araraquara.

Suplente eleito pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Francisco de Paiva Lima Neto.

 

JOSÉ DOUGLAS BERETTA

Autônomo.

Natural de Itápolis.

Suplente eleito pelo Partido Popular Socialista – PPS

 

MARCOS AUGUSTO BISPO

Auxiliar administrativo.

Natural de São José da Coroa Grande/PE.

Suplente eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

 

Veja AQUI as Leis Municipais originadas de projetos do Vereador Marcos Augusto Bispo. 

 

MARIO JOEL MALARA

Ver 6ª legislatura .

 

CONHECE ALGUM DOS NOSSOS EX-VEREADORES? QUER COLABORAR COM O MEMORIAL DA CÂMARA? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO.

 

 

 

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!