Biografia do 1º prefeito eleito pelo povo, engenheiro José dos Santos

  

Biografia:

José dos Santos nasceu aos 5 de setembro de 1913, na cidade de Taquaritinga/SP.

Filho do senhor Joaquim dos Santos e da senhora Clotilde Gironde dos Santos, ambos de nacionalidade portuguesa.

De família numerosa, viveu sua infância com seis irmãos e realizou seus primeiros estudos em sua terra natal.

Foi para a cidade de São Paulo cursar o secundário no Colégio Coração de Jesus e posteriormente ingressou na Escola Politécnica, graduando-se em Engenharia Civil, em 1939.

Iniciou sua vida profissional em 1939, nomeado como engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas na capital paulista.

Em 1940 foi transferido para a cidade de Araraquara, vindo a exercer a função de Engenheiro de Obras da Prefeitura de Araraquara.

No início do ano de 1941, no dia 19 de janeiro, casou-se com a senhorita Clenirse Romanholi, filha do italiano Arnico Romanholi e da portuguesa Anazaria Gonçalves Romanholi, na Igreja de São Sebastião, em Taquaritinga/SP.

Desse matrimônio nasceram os filhos Carlos Augusto, Maria Antonieta e José Washington.

Homem de estatura baixa, mas imenso em bondade e amor ao próximo.

 

Contexto histórico:

A cidade de Araraquara no ano de 1947 tinha uma população aproximada de 38 mil habitantes e mais da metade ainda vivia na zona rural.

A Constituição de 1946 confirmou o direito de voto e o processo de institucionalização da vida política nacional havia iniciado com as Assembleias Constituintes estaduais, eleitas no pleito memorável de 19 de janeiro de 1947. As novas Constituições estaduais designaram realizar em todos os Estados, as eleições municipais para prefeito e vereadores.

 

Vida Política:

Pelo excelente trabalho desempenhado como engenheiro na Prefeitura, José dos Santos foi nomeado interventor “prefeito” pelo então Governador Adhemar de Barros, exercendo por curto período, de 10/04/1947 a 08/05/1947, porém o necessário para a intermediar a vinda do DER ao município. Deixou o Executivo afim de se candidatar ao cargo de prefeito eleito pelo povo.

Sagrou-se vencedor nas eleições de 9 de novembro de 1947 pelo Partido Popular Progressista – PSP, disputando com o senhores Aldo Lupo, Antônio Alonso Martinez e Vicente Miceli.

1º Prefeito eleito diretamente pelo povo para o mandato de 1948 a 1951, seu substituto era o presidente da Câmara Municipal, pois nessa 1ª Legislatura não existia a figura do vice-prefeito.

Homem singular no cenário político-administrativo daquela época, conseguiu para a cidade muitos benefícios.

Teve como principal obra organizar a nova burocracia da Prefeitura, instituição de ensino Bento de Abreu, construção da Fonte Luminosa, ampliação do DAAE, a construção da creche Carmelita Garcez, entre outras ações.

O Prefeito José dos Santos pleiteou inúmeras vezes  juntamente com a Câmara Municipal uma companhia de policiamento, pois existia apenas um pequeno destacamento policial na cidade, sob o comando de Bauru. Em 18 de março de 1950, esse destacamento tornou-se a 4ª Companhia Independente de Policiamento.

 

Outras atividades:

Foi sócio-fundador do Clube Náutico Araraquara e exerceu a presidência em 1968/1969.

 

Homenagem em vida:

Foi homenageado com o Título Cidadão Araraquarense, através da Lei nº 1047/1961.

Festa comemorativa do aniversário do Prefeito José dos Santos, em 1951, no Parque infantil Carmelita Garcez.

 

Falecimento:

Foi com profundo pesar que a cidade de Araraquara recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito José dos Santos, no dia 1º de abril de 1979, aos 65 anos de idade. Foi velado e sepultado na cidade de Taquaritinga/SP.

 

Homenagem Póstumas:

Foi homenageado através do Decreto Municipal nº 5591, de 27 de setembro de 1987, denominando a via pública conhecida como Rua G, do loteamento Jardim Tabapuã, que tem o seu início na Avenida Francisco Vaz Filho e término na Rua N do mesmo loteamento.

Rua Eng. José dos Santos

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:

 

 


Acesso Rápido