EL promove ciclo de palestras para Jovens Cidadãos

Em parceria com a Prefeitura, através da Assessoria de Políticas Públicas para Juventude e da Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal deu início, na sexta-feira (12), ao ciclo de palestras "Formação para o Jovem Cidadão: Emprego, Direitos e Políticas Públicas”. O evento aconteceu no Plenarinho da Casa de Leis e tem como público-alvo os participantes do Programa Jovem Cidadão. Serão abordados temas como mercado de trabalho, empreendedorismo e direitos humanos. “Sabemos que hoje o principal desafio para o jovem é conseguir o primeiro emprego, por isso focamos nessa área. Queremos prepará-los para entrar no mercado”, afirmou a presidente da EL, a vereadora Thainara Faria (PT). O primeiro dia contou com as palestras: “O jovem e o mercado de trabalho", "Postura em entrevistas de emprego" e "Como elaborar um bom currículo". “Passaremos informações para que o jovem não perca a vaga de emprego quando surgir a oportunidade”, frisou a palestrante Gizela Gomides. Para o prefeito Edinho Silva (PT), o programa Jovem Cidadão significa oportunidade. “A única forma de romper o ciclo da exclusão é a educação. Os jovens de origem mais humilde precisam ter o direito de continuar estudando e realizar seus sonhos.” O presidente da Câmara Municipal, o vereador Tenente Santana (MDB), lembrou que o objetivo da EL é aproximar a população da Casa de Leis. “É muito importante receber esses jovens aqui com uma proposta tão interessante, principalmente nesse momento em que a crise dificulta tanto a vida das famílias. Esse evento é uma porta que se abre para prepara-los para o futuro.”

As palestras são gratuitas, com emissão de certificados. As inscrições serão realizadas no dia do evento, que terá vagas limitadas. Também são parceiros do ciclo de palestras a OAB/5ª Subseção de Araraquara, o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), o Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Participaram da abertura do evento os vereadores Cabo Magal Verri (MDB), Edson Hel (PPS), Gerson da Farmácia (MDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT); as secretárias municipais Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social) e Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular); o assessor de Políticas para Juventude, Adriel Henrique Barbosa, e a coordenadora executiva de Justiça e Cidadania, Marina Ribeiro da Silva.

Cronograma

12 de julho (sexta-feira) - Manhã: das 9 às 12 horas | Tarde: das 13 às 16 horas

Tema: O jovem no mercado de trabalho e elaboração de currículo

Palestra "O jovem e o mercado de trabalho", com Maria Nascimento - CIEE