Biografia do prefeito eleito para 13ª, 14ª e 17ª legislaturas, Edson Silva

Visualize fotos

Biografia

Edson Antonio da Silva nasceu em 20 de junho de 1965, na cidade de Pontes Gestal/SP. Filho do senhor Antonio Gomes da Silva e da senhora Maria José Piedade da Silva. Seus pais vieram trabalhar e residir em Araraquara quando o pequeno Edson tinha 4 anos de idade. Jovem, ainda, para ajudar a família foi trabalhar como office-boy e exerceu várias funções trabalhando nas empresas Distribuidora Andrade de Publicações, Meias Lupo S/A, Fábrica Clímax. Na década de 1980 fez parte das categorias de base da Ferroviária. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Unesp Campus de Araraquara. Jovem atuante da comunidade cristã, participou ativamente do movimento Teologia da Libertação. Deu continuidade aos seus estudos na cidade de São Carlos e obteve o título de Mestre em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi nessa época que Edinho despertou seu interesse pela política e passou, então, a militar pelo partido que se filiou, o Partido dos Trabalhadores, PT. Professor e Sociólogo, é pai de Pedro, Isabela e João.

 

Vida política no Poder Legislativo

Vereador Edinho com Lélia Abramo

 

Iniciou sua vida política candidatando-se como vereador nas eleições de 1992, sagrando-se eleito para a 11ª Legislatura, de 1993 a 1996. Reeleito vereador para a 12ª Legislatura, de 1997 a 2000. Durante esse mandato, foi eleito para exercer o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora, no biênio de 1997 a 1998. Foi vice-líder e líder do partido a que pertenceu durante sua vereança. Participou das Comissões Permanentes de Tributação, Finanças e Orçamento e de Justiça, Legislação e Redação. Atuou, ora como presidente, ora como membro, em várias Comissões de Estudos (CEs), como a comissão que pretendia apurar denúncias de irregularidades no recapeamento da Rodovia Araraquara – Jaú. Também na comissão destinada a estudar a alteração do Código de Obras do Município e incorporar a exigência de instalação de tubulares de gás natural; na comissão que pretendia, juntamente ao Comando do Corpo de Bombeiros, apresentar minuta de projeto de lei e seu regulamento dispondo sobre a criação do Fundo Especial de Bombeiros (Febom) e na comissão que buscava estudar e oferecer sugestões aos diversos problemas ambientais no Município, entre outras. Representou a Câmara Municipal na Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). Participou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar); do Conselho da Comunidade, entre outros. Fez parte da Comissão Censitária da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do município, do Censo Demográfico 2000 e também atuou em comissão especial de inquérito.

 

Vida política no Executivo

Candidatou-se ao cargo de Chefe do Executivo nas eleições do ano de 2.000 e sagrou-se eleito prefeito para a 13ª Legislatura, de 2001 a 2004. Reeleito Chefe do Executivo, nas eleições do ano de 2.004, governou novamente a cidade, na 14ª Legislatura, de 2005 a 2008. Durante seus mandatos, municipalizou, recuperou e revitalizou toda a área da, então, Associação Ferroviária de Esportes (AFE), que poderia ir a leilão. Após exercer outros cargos políticos, candidatou-se novamente a Prefeito de Araraquara, nas eleições do ano de 2.016, sendo eleito para a 17ª Legislatura de 2017-2020, sendo o atual Prefeito do Município de Araraquara.

 

Vida política na Assembleia Legislativa e Palácio do Planalto

Deputado estadual de 2011-2015.

Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República.

 

Outras atividades exercidas

Professor e coordenador na Uninove.

 

Homenagens

Em 2008, foi homenageado com o Título de Cidadão Araraquarense, através do Decreto Legislativo nº 705/2008.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:

 




Publicado em: 25/07/2019 08:00:38