Palestra sobre saúde bucal marca início da Sipat 2018 na Câmara

Evento, aberto a todos os trabalhadores da Câmara e terceirizados, vai até sexta-feira

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Câmara Municipal de Araraquara começou na segunda-feira (2) no Plenarinho da Casa de Leis. O pontapé inicial da semana informativa foi dado por Maria Silvia Rigolin, mestre e doutoranda em Reabilitação Oral, que ministrou a palestra “Saúde Bucal”. “Costumo dizer que a saúde do corpo começa pela boca”, salienta a dentista, que também explica ainda que uma alimentação saudável, aliada a uma boa higiene bucal, constituem recursos essenciais para a manutenção da saúde.

De acordo com a palestrante, a saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada a uma série de condições, como alimentação, moradia, trabalho, renda, meio ambiente, transporte, lazer e liberdade, além de acesso a serviços de saúde e à informação. “Também não podemos nos esquecer da autoestima. Muitas vezes, salvando os dentes de alguém, salvamos a sua vida em outros sentidos, como na capacidade de fala e de relacionamento social”, aponta. Maria Silvia apresentou dados do Ministério da Saúde que mostram que a situação da saúde bucal no país já foi bem pior. Até 2004, 20% da população já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% da população não tinha acesso a uma escova de dentes. “Araraquara, felizmente, é um ponto fora da curva, por contar com duas universidades. Há um engajamento voltado para a saúde bucal muito forte aqui. No Brasil, em geral, não é assim, mas a situação está melhorando”, acrescenta a dentista. Ela também deu dicas gerais para a manutenção da saúde bucal em todas as fases da vida: troca regular de escovas de dentes, uso do fio dental, visitas regulares ao dentista, boa alimentação e abandono de maus hábitos, como tabagismo, consumo excessivo de açúcar e abuso de álcool. O vereador Edio Lopes (PT) representou a presidência da Câmara Municipal na abertura da Sipat. “É de vital importância abordar temas relacionados à saúde, pois em nossa cidade vemos o ressurgimento e o avanço de doenças graves, como a sífilis, por exemplo, devido à grande desinformação que se observa na população, principalmente entre os jovens. Precisamos discutir esses assuntos e tantos outros, diretamente relacionados à nossa saúde. A Cipa e a Escola do Legislativo estão de parabéns por organizarem esta semana”, ressaltou. A Sipat ocorrerá no Plenarinho da Câmara Municipal até dia 6 de julho (sexta). As palestras são abertas para vereadores, servidores efetivos, comissionados, terceirizados e assessores parlamentares, de acordo com o calendário abaixo:

Programa

04/07, às 13 horas – “Atividade física e seus benefícios no ambiente corporativo”, com o educador físico Leonardo Sanioto

04/07, às 14 horas – “Assédio moral”, com o psicólogo Waster Bonavina

05/07, às 13 horas – “Acidentes de trajeto”, com o instrutor em Segurança de Trabalho Jéferson Moraes

06/07, às 12 horas – “DST/Aids – Prevenção e desconstrução do preconceito”, com a presidente do Gaspa, Elenice Carvalho

Publicado em: 02/07/2018 18:16:25