Semana do Patrimônio Histórico

De 16 a 21 de outubro, Araraquara conta com a Semana do Patrimônio Histórico, que traz como tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”. Com uma programação inteiramente gratuita, a Semana é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Compphara, com apoio da Fundart, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara e Uniara.

(Fonte: www.araraquara.sp.gov.br/noticias/semana-do-patrimonio-historico-traz-questoes-sobre-memoria-e-historia/)

Dia 16

16h – Oficina da Capacitação para os conselheiros do Compphara, sob o tema “O que é Patrimônio Histórico?”, com o arquiteto José Antonio Zagato da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH – Condephaat)

Local: Casa da Cultura – Sala Jean Paul Sartre

19h - Abertura da Semana, com a palestra “A relevância e importância dos Bens Tombados”, com o arquiteto José Antonio Zagato da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH – Condephaat)

Local: Plenário da Câmara Municipal de Araraquara

Dia 17

19h – “Rastros e Vestígios: Bate Papo sobre Arqueologia e Paleontologia”, com Prof. Dr. Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Prof. Dr. Marcelo A. Fernades (UFSCar)

Local: Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa)

Dia 18

9h às 17h – Oficina “Do manuseio correto a pequenos restauros”, realização do Sisen/SP 30 vagas – inscrições no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo).

Local: Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (Cecrad)

19h – Exibição dos vídeos documentários “Maestro Tescari – Opus In Memoriam”, direção de Paulo Delfini, e “Baile do Carmo”, direção de Shaynna Pidori (após exibição, bate papo com o diretor Paulo Delfini)

Local: Museu Ferroviário

Dia 19