Estudantes experimentam nova percepção sobre política no Visite a Câmara

Alunos da Etec Anna de Oliveira Ferraz, a “Escola Industrial”, vivenciaram experiências marcantes ao participarem do projeto Visite a Câmara, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara (EL).

Eles sabiam que iam conhecer as dependências da Casa de Leis, mas que seriam recepcionados por 6 vereadores, inclusive pelo presidente, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) e por Rafael de Angeli (PSDB), presidente da Escola do Legislativo, eles nem imaginavam. Entretanto, foi exatamente o que aconteceu. Os vereadores Elias Chediek (PMDB), Roger Mendes (PP), Zé Luiz (PPS), Cabo Magal Verri (PMDB) e o diretor legislativo da Câmara, Valdemar Neto, também deram toda a atenção aos jovens. Desde que a Escola do Legislativo foi criada, em 2013, o projeto foi inserido em suas atividades com o objetivo de aproximar a sociedade da Câmara e trazer grupos sociais ou de estudantes com interesse em conhecer o ambiente e manter contato com os vereadores.

As coordenadoras da EL, Bruna Cardoso Brasil de Souza e Alícia Gimenez, proferiram uma pequena palestra com conteúdo voltado para o dia a dia do Legislativo e sobre o verdadeiro papel dos parlamentares. “Essa legislatura está muito empenhada em se aproximar de toda a população, e ter esses meninos e meninas participando do Visite a Câmara é importante, pois, para eles, a política está muito distante e o contato mais próximo com os vereadores muda tudo”, afirmaram. Após esse primeiro momento, os jovens conheceram as áreas comuns do prédio, os gabinetes, o da presidência inclusive, passearam pelos corredores e, ao final, no Plenário, empolgados com as novas descobertas, estreitaram o contato com os vereadores, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre o que acontece na Câmara e como trabalham os parlamentares. O grupo todo saiu com uma ótima impressão, uma vez que descobriu que os seus representes são acessíveis, que o papel da Câmara interfere diretamente em seu cotidiano e que cada um deles pode dar um pouco de si para construir uma cidade melhor.

Foi o caso de Matheus Vicente e Daniel Velluto Bento, na faixa dos 16 anos, e que agora querem acompanhar mais de perto o trabalho do Legislativo. O encontro foi estimulante para ambas as partes e deixou uma certeza para Rafael de Angeli, presidente da Escola do Legislativo: “Nessa visita eles puderam entender melhor o que é o Legislativo e o que se faz na Câmara, que é diferente do Poder Executivo e diferente do Judiciário. Grande parte da população não tem o entendimento da importância desses três poderes e o que cada um faz. Agora eles levarão aos amigos, à escola e aos estudantes que não puderam vir, a real necessidade da política na vida das pessoas”. Outra estudante, Jéssica Fernandes da Silva, conseguiu sintetizar o sentimento geral. “A gente vê de fora e não consegue imaginar o trabalho desenvolvido aqui dentro, e essa reunião foi esclarecedora. Estou pensando em me envolver mais”, declarou.

Publicado em: 28/06/2017 12:32:29