Mais de uma dezena de empresários que atuam dentro do Terminal Central de Integração, de Araraquara, participaram de reunião, na quarta-feira (19), com Nilson Carneiro, da Coordenadoria de Transportes, representantes do governo municipal e os vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico, presidente da Câmara, José Carlos Porsani e Dr. Elton Negrini, depois de uma série de ocorrências de vandalismo, consumo e tráfico de drogas, prostituição, furtos, roubos e reclamações de problemas com a estrutura do local, com apenas uma torneira funcionando em um dos banheiros e a entrada de água durante as chuvas. No local, circulam entre 15 a 20 mil pessoas por dia.
Sem câmeras de monitoramento e segurança, há ocorrências diárias, como uma registrada no dia anterior, quando um cadeirante, que se mostrava agressivo, foi surpreendido com nove facas e um pino de cocaína em uma bolsa. Ao ser abordado ele chegou a ferir a mão de um policial. Um dos comerciantes, Joseval Souza, disse que sofreu oito roubos em seu comércio, no prazo de dois meses, no interior do TCI.
Atuação ampliada e estrutura administrativa
Dr. Elton Negrini sugeriu que a solução para os problemas envolva atenção também para o entorno e considere o Mercado Municipal e os pontos de prostituição, pois o comércio próximo também sofre com a situação. Porsani disse que, novamente, pessoas carentes estão sendo “despejadas” no local, trazidas inclusive de outras cidades. Ele recomendou a atuação dos programas sociais do município, realização de atividades culturais, em conjunto com as ações de segurança.
O presidente da Câmara, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico, questionou a inexistência de uma estrutura administrativa para a coordenadoria de transportes. Discutiu também sobre os recursos pagos pelo consórcio do transporte público da cidade e sua aplicação. Segundo compreende, este recurso já deveria estar sendo utilizado na solução destes problemas.
Providências
Carneiro anunciou que a coordenadoria está preparando os processos para colocação de nove câmeras de monitoramento – uma para a parte de baixo e acompanhamento das enchentes que lá ocorrem - já que as câmeras que funcionavam anteriormente foram retiradas sem comunicação aos comerciantes, que haviam pago pela aquisição do equipamento. Disse também que está contratando segurança privada, que atuará em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, além de dizer que será colocada uma grade basculante nos extremos do terminal. Elas serão fechadas quando encerrar a circulação dos coletivos e abertas novamente quando iniciar a nova jornada. Além disso, disse que está contratando serviço de engenharia, para a obtenção do laudo do Corpo de Bombeiros que, segundo ele, isso nunca havia sido regularizado. Anunciou também mudança no sistema de cobrança dos aluguéis das lojas, passando agora para boleto bancário. Já Alcindo Sabino propôs a criação de um conselho gestor para o TCI e o Mercado Municipal.
Participaram da reunião coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, o gerente do Consórcio Araraquara de Transportes, Carlos Aureliano, o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, e a coordenadora da Guarda Municipal, Juliana Záccaro.
Após a reunião, Porsani e Yashuda foram ao TCI ver os problemas e conversar novamente com os comerciantes e os usuários do local.
Publicado em: 19/04/2017 21:08:00