Câmara realiza curso sobre cerimonial para servidores

Com a proximidade de nova cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Araraquara promoveu, nos dias 1 e 2 de agosto, o “Curso Sobre Solenidades Municipais” para servidores no Plenarinho.

Ministrado pelo cerimonialista Djair de Souza, o curso objetivava um aperfeiçoamento da cerimônia de posse, já que a última se tornou referência para muitos municípios do Estado. Por meio de diversas simulações, o palestrante exemplificou várias situações, como a de posicionamento na mesa em eventos.

Para a servidora Jéssica Leal Mendonça, o curso foi muito interessante, pois se concentrou na cerimônia da posse e nomeação que será realizada em breve pela Câmara. “O curso contou com atividades práticas que tornaram o aprendizado mais significativo”, afirmou.

A programação do curso foi dividida em três partes. A primeira tratou sobre as origens e a evolução do cerimonial, cerimonial brasileiro, Decreto Federal nº 70.274 de 03/1972 – Normas do Cerimonial e a Ordem Geral de Precedência; símbolos nacionais – usos e costumes; e o cerimonial municipal.

A segunda parte envolveu temas como pré-evento, checklist, modelo de convites, formas de tratamento, lista de convidados, telemarketing, divulgação, roteiros das cerimônias, como administrar impontualidades, equipamentos a serem utilizados, visita precursora, trajes, treinamento da equipe, decoração e cenários, contratação e serviços de buffet, sonorização, segurança e recepção, segurança do evento, postura e aparência da equipe e pós-evento.

Já a última parte envolveu simulação e teste de conhecimentos com aplicação do conteúdo do curso nas solenidades de diplomação, posse e transmissão de cargo.

A nova assistente de cerimonial da Câmara, Camila Pazim, também aprovou o curso. “Gostei bastante. O curso trouxe muito aprendizado e será bem importante para o exercício do meu cargo. Fundamental para mim, principalmente porque contou com diversas atividades práticas.”

Publicado em: 02/08/2016 19:22:34