Segundo Curso de Libras começa a ser ministrado na Câmara

DSC02616

Com o objetivo de oferecer noções básicas sobre Libras a um grupo de pessoas que lidam da relação do o público em geral com as pessoas surdas, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, em uma parceria com a Unesp de Araraquara, abriu oficialmente nesta segunda-feira (18), mais um Curso de Libras voltado aos servidores públicos, para que possam oferecer um atendimento de qualidade e uma comunicação mais receptiva.

DSC02598Sucesso de público, vagas preenchidas, este segundo curso terá duração de aproximadamente três meses e as aulas acontecem no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, uma vez na semana, durante três horas, sempre às segundas-feiras.

Ministrado pela professora Dr.ª Adriana do Carmo Belloti, Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara; Rosa Gonçalves de Oliveira, professora interlocutora da Secretaria Estadual de Educação; Naiara da Silva Souza, formada em Administração com habilitação em Marketing, que é usuária da Libras e oralizada e Gustavo de Souza, que possui perda total do ouvido direito, moderada do esquerdo e apresenta surdez congênita (nasceu surdo) bilateral profunda. Ele é usuário de Libras desde a infância e trabalha como operador industrial na empresa Baldan, em Matão e já ministrou cursos de Libras na UNESP Araraquara, na UFSCar e em várias empresas da cidade. Gustavo e Naiara são responsáveis pela parte prática do curso de Libras.

DSC02610Para a professora Adriana Belloti, o curso irá diminuir a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes, principalmente nos serviços públicos, proporcionando um convívio com a diversidade. “Apresenta-se como uma possibilidade de promover melhorias na comunicação com os surdos, além de oferecer reflexões contextualizadas sobre a surdez, suas implicações linguísticas, educacionais e sociais, estabelecendo uma comunicação mais efetiva entre seus participantes e os surdos, ou seja, contribuir para que os surdos tenham, sobretudo, relação por igual com a sociedade através da língua de sinais", disse.

Já para a professora Rosa Gonçalves de Oliveira, a oferta desse curso promove melhorias na comunicação com os surdos. “Com certeza o curso vai contribuir para estabelecer uma comunicação mais efetiva entre seus participantes e os surdos, ou seja, quebrando as barreiras da diferença e abrangendo cada vez mais as pessoas. E isso é muito importante para todos nós”, finalizou.

Publicado em: 19/04/2016 14:37:12