Escola do Legislativo realiza primeira palestra sobre ano eleitoral

Tendo em vista as eleições municipais, para prefeito e vereadores, a Câmara Municipal de Araraquara, através da Escola do Legislativo, abriu, na quarta-feira (6), o ciclo de debates sobre o tema. O objetivo é esclarecer as novas regras eleitorais válidas para este ano e discutir a questão ética, considerando também o conturbado cenário político. O tema foi “Processo Eleitoral: Conceitos e Regras” com a professora Dra. Karina Lilia Pasquariello Mariano da Unesp.

Dra. Karina é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Ciência Política também pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora na Unesp de Araraquara atuando nos temas História do Pensamento Político, Teoria do Estado Contemporâneo, Globalização, Governança e Novos Atores.

A palestra foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek (PMDB), que enalteceu a importância do tema abordado, principalmente por ser 2016, um ano de disputas eleitorais e a Escola do Legislativa de Araraquara mais uma vez está cumprindo o seu papel. “É de grande valor para cada cidadão, e acima de tudo, para cada um que deve pleitear uma cadeira no Legislativo que estejam informados sobre as novas regras a serem aplicadas nestas eleições”, afirmou.

Os vereadores Jeferson Yashuda (PSDB) e Geani Trevisóli (Democratas) também participaram do evento.

Para Dra. Karina, a iniciativa da Escola do Legislativo em promover esta palestra é importante, pois apesar de termos eleições a cada dois anos, há um grande desconhecimento de como são essas regras eleitorais e como os votos viram mandatos. “É importante estarmos discutindo o assunto para entender um pouco de quem e como participa e como se elege nossos candidatos”, finalizou.

Publicado em: 06/04/2016 20:17:38