Curso de Libras da EL começa com sucesso de público

Com o objetivo de oferecer noções básicas sobre Libras a um grupo de pessoas que lidam com o público em geral para iniciar uma comunicação com as pessoas surdas por meio da língua de sinais, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, em uma parceria com a Unesp de Araraquara, abriu oficialmente na quarta-feira (7), o Curso de Libras I voltado aos servidores públicos e interessados para que possam oferecer um atendimento de qualidade e uma comunicação mais receptiva.

Sucesso de público, vagas preenchidas em dois dias de divulgação e com uma lista de espera de mais 130 pessoas, o curso terá duração de dois meses e meio e as aulas acontecem no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, uma vez na semana, durante três horas.

Ministrado pelas professoras Dr.ª Luci Pastor Manzoli , Mestrado em Educação Especial pela Universidade de Boston (Boston University - USA) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Dr.ª Adriana do Carmo Belloti, Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, e as professoras Rosa Gonçalves de Oliveira, Professora Interlocutora da Secretaria Estadual de Educação, Aline Crociari, graduada em Pedagogia também pela Unesp de Araraquara.

O ponto alto do curso está na presença da professora Naiara da Silva Souza formada em Administração com habilitação em Marketing que é usuária de Libras e oralizada. A professora possui perda total do ouvido direito e moderada do esquerdo e é a responsável pela parte prática do curso em destaque.

A ideia do curso de Libras partiu da presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, vereadora Edna Martins, após reunião com a equipe da EL que detectaram dificuldades na comunicação com os surdos por parte dos servidores públicos.

De acordo com Edna, o Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a língua das comunidades surdas brasileiras, onde, em seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal, os quais devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, o ensino da Libras, sobretudo, para que venha a ter relação por igual com a sociedade.

“Sendo assim, é notório que os Poderes Constituídos devem primar por disseminar a informação pública ao entendimento dessas pessoas, uma vez que, trata-se de um direito de todos, absolutamente de todos, a informação das questões que envolve a sociedade”, externou Edna.

Escola do Legislativo

Publicado em: 08/10/2015 13:42:40