Curso sobre qualidade da democracia dá início ao Parlamento Jovem 2015

Este ano, 34 escolas participam do projeto
Visualize fotos

O Parlamento Jovem 2015 teve seu primeiro dia de curso, voltado primeiramente a docentes e diretores das 34 escolas participantes, no dia 4 de março, no “Plenarinho” da Câmara Municipal de Araraquara abordando o tema: O Poder Legislativo e a Qualidade da Democracia.

O curso, que compõe o convênio entre a Casa de Leis, através da Escola do Legislativo (EL), a Diretoria Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas Particulares, todas de Araraquara, faz parte da programação da segunda edição do Parlamento Jovem 2015.

Os representantes das escolas parceiras, que comparecerem na abertura dos trabalhos, puderam compreender um pouco mais sobre diversos temas, como o funcionamento do Sistema Político Brasileiro e do sistema eleitoral; as diferenças entre presidencialismo e parlamentarismo; os elementos centrais da história do voto e da participação popular no Brasil, entre outros.

O presidente do Legislativo, Elias Chediek (PMDB), ressaltou a importância da formação política dos cidadãos, principalmente dos jovens. “Só com a formação é que podemos mudar o cenário da política em nosso país. O Parlamento Jovem é uma ferramenta fundamental para essa formação”, concluiu o parlamentar. A vereadora Edna Martins (PV) presidente da Escola e vice-presidente da Câmara, falou do sentimento de gratidão em ver o resultado positivo que o projeto teve, no ano anterior, fazendo com que mais escolas se tornassem parceiras. “O Parlamento Jovem tem nos dado muita alegria frente a toda crise que enfrentamos e, juntamente com a parceria de vocês poderemos contribuir nesse processo importante de consciência política desses jovens”. De acordo com o professor Humberto Dantas, que conduziu o curso, “o intuito do projeto é mostrar como funciona a política no Brasil e ensinar aos jovens a escolher sozinhos seus representantes”, disse. “Se criarmos alunos conscientes e isso der resultado, cumprimos nosso papel”, concluiu.

De acordo com Alessandra Nascimento, diretora acadêmica da EL, em 2015 serão 34 instituições parceiras, 10 a mais que o ano passado, sendo 16 estaduais, 11 municipais e 7 particulares e funcionará em duas etapas. A primeira será feita com o ensino fundamental, e depois, trabalharão com alunos do ensino médio, novidade para essa edição.

 

Docente convidado

Humberto Dantas é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Professor universitário desde 1999, atualmente leciona no Insper. Também é comentarista político do canal Rede Vida e da Rádio Estadão, além de coordenar mais de 280 cursos sobre educação política, entre outros.




Publicado em: 21/03/2015 18:55:00