EL dá largada para Parlamento Jovem 2015

Visualize fotos

O Parlamento Jovem da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara (EL) foi criado através da Resolução nº 416 de 28 de maio de 2014. Seu principal objetivo é oferecer aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio do município uma lição de cidadania, através de um curso de formação política, uma oficina de processo legislativo bem como o exercício, por um dia, dos trabalhos do Poder Legislativo na Casa de Leis.

No ano de 2015, uma inovação. Haverá duas sessões do Parlamento Jovem, uma com os alunos de Ensino Fundamental que acontecerá no dia 11 de junho de 2015 na Câmara Municipal de Araraquara e a outra com os jovens do Ensino Médio marcada para 12 de novembro. Todos os estudantes das escolas públicas e privadas e das séries já citadas que fizerem adesão ao projeto podem concorrer a uma das 18 cadeiras do Parlamento Jovem respeitando cada cronograma. Os nomes dos 18 vereadores eleitos e seus respectivos suplentes serão divulgados no site da Câmara Municipal de Araraquara – www.cmararaquara.sp.gov.br de acordo com o cronograma. As escolas e os estudantes selecionados também serão comunicados por e-mail. No Parlamento Jovem os vereadores cederão seus lugares no Plenário aos jovens estudantes eleitos que irão apresentar seus projetos, requerimentos ou indicações, defendê-los e votar as propostas apresentadas pelos colegas. Para o vereador e líder da bancada do PV na câmara, Adilson Vital, a iniciativa da Escola do Legislativo é uma lição de cidadania. “Estou muito feliz, pois esta ação está colaborando para a formação de jovens cidadãos que serão capazes de entender como sãos os trabalhos do Poder Legislativo em todas as suas esferas”.

A presidente da Escola do Legislativo e vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Edna Martins, (PV) destaca que a primeira edição do Parlamento Jovem foi um sucesso, pois foram mais de 1100 jovens do município participaram do projeto e puderam conhecer mais e melhor as atividades que o legislativo municipal exerce. ”Agora vamos ampliar o alcance do projeto e levar formação política também aos alunos dos 2º ano do Ensino Médio que é um avanço para a democracia e muito nos orgulha poder participar desta iniciativa”, finaliza a vereadora.




Publicado em: 21/01/2015 16:07:20