Começa a oficina de projetos de lei do Parlamento Jovem nas escolas

Começou na quarta-feira (1º), a segunda etapa do Parlamento Jovem da Câmara Municipal, nas escolas. Na primeira etapa foi ministrado o curso “Poder Legislativo em debate”, em um total de 24 escolas das redes pública e privada de Araraquara, durante o mês de setembro. O projeto é voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e visa colaborar para a formação política desses jovens, tornando-os mais críticos e pró-ativos. Na segunda etapa são realizadas as “Oficinas de Projetos de Lei”, que visam qualificar a compreensão dos jovens sobre as questões públicas e auxiliá-los na realização de diagnósticos dos problemas da cidade e buscar soluções com responsabilidade social. Os alunos aprendem sobre o funcionamento do Legislativo. “Na oficina, explicamos o que é uma lei, como se cria uma lei e desenvolvemos uma atividade prática com os alunos, na qual eles elaboram uma proposta de projeto de lei. Durante esta atividade, os alunos identificam os problemas da cidade e tentam se colocar no lugar dos Vereadores na procura de soluções”, explica Eduardo Seino, professor do Projeto Parlamento Jovem e pesquisador do Laboratório de Política e Governo da Unesp. Para Bruno Silva, também professor do projeto e pesquisador, “um aspecto fundamental desta etapa do projeto é que ela reforça que os alunos reflitam de forma crítica sobre o espaço público, entendendo que o tempo da política é um tempo diferente, pois envolve, dentre outros aspectos, debate de ideias, construção de consensos, etc, para governar”.

A etapa da Oficina iniciou nas escolas estaduais “Professor Augusto da Silva César” e “João Manoel do Amaral”, no dia 1º de outubro. Para o professor de matemática Francisco José de Andrade, da escola Professora Angelina Lia Rolfsen, que recebeu a Oficina nesse dia 2 de outubro, “os Professores do Parlamento Jovem conseguem manter os alunos atentos e com uma boa dinâmica”. O Professor também sugeriu a ampliação, a diversificação dos conteúdos e a continuidade do Parlamento Jovem em 2015 para os profissionais da educação, como ocorreu na Câmara Municipal no primeiro semestre deste ano, e nas escolas com os alunos. ”Gostei de ver como os alunos lembraram do trabalho apresentado no curso de setembro aqui na escola”, concluiu Francisco.

Publicado em: 02/10/2014 17:40:16