Parlamento Jovem colabora para formação política de jovens das escolas públicas e particulares

Visualize fotos

O Curso “Poder Legislativo em debate”, que compreende a primeira etapa do Parlamento Jovem da Câmara Municipal nas escolas das redes pública e privada de ensino de Araraquara, tem possibilitado que jovens do 9º ano do Ensino Fundamental compreendam a importância do poder legislativo e sua relação com os demais poderes, a relevância do voto consciente, o significado da participação política e o papel dos vereadores e dos cidadãos em uma sociedade democrática.

Com essa agenda para a expansão da cidadania junto à população jovem do município, a Casa de Leis, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp, tem colaborado para o processo de formação que visa tornar esses jovens cada vez mais críticos e pró-ativos, ou seja, capazes de entender e intervir nas questões públicas, além de gerir problemas e buscar soluções com responsabilidade.

 

Jardim Primavera

Para a coordenadora da Escola Estadual João Manoel do Amaral, Regiane Cabrio, “é fundamental um projeto como o Parlamento Jovem, pois quando pensamos no processo de conscientização e formação política, muitas vezes, é priorizado o público do ensino médio e a iniciativa da Escola do Legislativo é voltado para o adolescente do ensino fundamental”. Ao ser questionada sobre a qualidade do Curso, Regiane elogiou a forma com a qual o tema está sendo tratado. “Os professores são bem preparados e trazem conhecimentos novos de forma dinâmica que prende a atenção dos alunos e isso é o principal.”

 

Vale do Sol

Quem também aprovou a iniciativa do projeto foi a coordenadora do Caic do Vale do Sol, Renata Oliveira Santa Fé, que esteve presente na primeira etapa do projeto quando os professores estiveram na Câmara e participaram de palestras que, de acordo com ela, “deveria ser estendido à todos os docentes porque são temas interessantes e convivemos com situações parecidas todos os dias”, disse. “Pessoas gabaritadas e com conteúdo, é disso que precisamos para politizar a população e começar com os jovens foi uma ideia maravilhosa”, concluiu.

 

Jardim Ártico

Na Escola Estadual Augusto da Silva César, tanto a Diretora Marisa Satiko Runisi Mendonça, quanto a Coordenadora pedagógica, falaram da forma positiva sobre como o tema está sendo tratado e que “a equipe toda da Escola Augusto está se envolvendo no projeto, já que o Parlamento Jovem ajuda a construir cidadãos mais críticos na forma de se pensar em política”.

 

Mais Escolas

Também já receberam o curso, as escolas estaduais: Pedro José Neto, Victor Lacorte e Antonio dos Santos, a escola municipal Rafael de Medina e a particular, Pueri Domus. Ao todo, 24 escolas participam do Projeto Parlamento Jovem.

Essa etapa teve início dia 3 de setembro e, até o momento, 21 escolas (sendo 10 municipais, 10 estaduais e 1 particular) já receberam o Curso Poder Legislativo em debate. A previsão de término desta etapa está prevista para o dia 26 de setembro, alcançando um total de 24 escolas.

 

Conteúdos abordados

Público x privado; Organização do sistema político no Brasil: Vivemos em uma democracia representativa; Como nós participamos da democracia representativa?; Legislativo municipal: o vereador e a Câmara; Estrutura e funcionamento da Câmara de Vereadores e; O cidadão e a Câmara.




Publicado em: 22/09/2014 20:23:12