50 anos da fundação do Gigantão

Memorial da Câmara Municipal relembra um pouco da história do Ginásio de Esportes Castelo Branco
Visualize fotos

O Ginásio de Esportes Castelo Branco "Gigantão" foi inaugurado no dia 11 de outubro de 1969, completando neste ano 50 anos de existência.

 

Um pouco da história

Antigo sonho do município, o então prefeito Rômulo Lupo em seu primeiro mandato, promulgou em 1957 uma lei para a captação de recursos para a construção de um ginásio de esportes, conforme havia decidido a Câmara Municipal. Mas, somente no seu segundo mandato como chefe do executivo, foi que o desejo começou a se tornar realidade com a construção do ginásio, projeto na época assinado pelos arquitetos araraquarenses Luiz Ernesto do Valle Gadelha e Jonas Farias.

Anos depois, o empresário Rubens Cruz, então prefeito de Araraquara no mandato de 1969-1972, recebeu de Rômulo Lupo a missão de terminar o ginásio até outubro de 1969, quando aconteceria o 34º Jogos Abertos do Interior. Para isso, Rubens Cruz em abril de 1969, contratou uma Comissão Técnica, composta pelo arquiteto Nelson Barbieri e pelos engenheiros José Henrique Albiero e Roberto Massafera, com o compromisso de concluir a construção. A responsabilidade da administração das obras ficou a cargo do engenheiro Luiz Antonio Massafera.

Em 5 de setembro de 1969, por meio do Decreto nº 3251, ficou decidido que o gigante de concreto seria chamado de Ginásio Municipal de Esportes “Castelo Branco” de Araraquara. Todos pensaram ser uma homenagem ao ex-presidente militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, morto em 1967. O prefeito não desmentiu, mas o que queria mesmo era homenagear a esposa e o sogro, que tinham como sobrenome “Castelo Branco”. Sua esposa se chama Maria Thereza Castelo Branco Cruz, e um dos filhos do casal, Rubens Castelo Branco Cruz.  

A inauguração foi no dia 11 de outubro de 1969, uma semana antes da realização dos Jogos Abertos do Interior e desde a sua inauguração até os dias de hoje, estudantes de engenharia, arquitetura e profissionais da área visitam o Gigantão, considerada uma arrojada obra e modelo único de engenharia e arquitetura.  

 

Fatos e curiosidades

O projeto original previa no subsolo do ginásio um espaço para alojamento de atletas - O ginásio possui um túnel de acesso dos vestiários e da quadra diretamente à Avenida La Salle, por onde pode passar um caminhão. Dizem que a ideia do túnel surgiu com as obras já em andamento, e visava garantir a entrada de elefantes em apresentações circenses. Na manhã seguinte à inauguração do Gigantão, em 1969, o prefeito Rubens Cruz foi internado com problemas de saúde, segundo boletim médico da época. O prefeito, que tanto lutou para concluir o ginásio a tempo de receber os Jogos Abertos, não pôde acompanhar as partidas de perto e teve que ouvi-las pelo rádio. 

 

Foto: 100 anos de fotografia/Veiga Lopes




Publicado em: 10/10/2019 08:00:00

Publicado por: Silvia Gustavo