Semana do Jovem Empreendedor apresenta novas possibilidades para população no Yolanda

Semana instituída por lei de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) leva oficinas ao Cras do bairro durante três dias

Em tempos que o desemprego no país atinge 11,8% da população, o empreendedorismo tem sido a alternativa que muitos têm buscado para sair da estatística. Atualmente, a taxa de empreendedores chega a 38% no Brasil. Buscando incentivar jovens a abrirem o próprio negócio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) criou, em 2017, a Semana do Jovem Empreendedor, que por dois anos consecutivos promoveu palestras incentivando e tirando dúvidas sobre o meio.

Em 2019, a Semana conta com uma programação diferente e ainda mais dinâmica. Em parceria com jovens empreendedores de Araraquara e com a gestão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Yolanda Ópice, estão sendo oferecidas oficinas profissionalizantes para a comunidade.

Na abertura do evento, na segunda-feira (7), a microempreendedora e dona da Esmeralda Chocolateria, Daniele Basso, ensinou os participantes a fazerem bombons e trufas gourmet de baixo custo.

Durante a oficina, foi passada para as inscritas o tipo de chocolate ideal para a produção dos produtos, receitas de recheios, como chegar à temperatura ideal de cada ingrediente e como preencher as formas de trufas, além de ideias para decoração e embalagem.

“É uma forma de renda para muitas mulheres, uma maneira de conquistarem sua independência financeira. E trabalhar com chocolate é muito gostoso, eu amo e acho muito legal passar essa paixão para outras pessoas”, salientou Daniele.

A gestora do Cras, Estela Navarro, destacou a importância de levar oficinas como essa à população. “Vendo a atual situação, no Brasil, no número de desemprego, acredito que temos que mostrar outras opções, dar outras oportunidades. Aqui no Yolanda temos um número bem grande de pessoas, e oficinas como essa trazem uma alternativa para o sustento”.

Foi visualizando a situação de desemprego atual, em especial nos casos de jovens inexperientes e adultos acima dos 40 anos, que o parlamentar teve a ideia de criar a lei que instituiu a Semana. “O intuito desse ano foi levar um diferencial para a população do bairro, e por isso buscamos trazer oficinas fáceis de aprender e que as pessoas possam realmente reproduzir o que lhes foi ensinado para que obtenham sua renda própria”.

O que vem por aí

O evento segue nos dias 9 de outubro, com a oficina de Artesanato em Feltro, com Cristina Maria, e 10 de outubro, com a oficina de Youtuber e personalização de roupas, com Nicole Maria.

Os interessados podem comparecer ao Cras do Yolanda Ópice e fazer sua inscrição na hora. Caso as vagas tenham sido preenchidas, quem ficar na lista de espera também poderá conferir as oficinas.

Confira as fotos aqui

Publicado em: 08/10/2019 16:15:34