Feira de ciências reúne alunos de escolas da cidade

Vereador Tenente Santana quer incluir atividade no calendário oficial de eventos da cidade, para que se torne permanente no município

Uma feira de ciências com a apresentação de 41 projetos científicos apresentados nos estandes, por alunos de 17 escolas municipais, estaduais e particulares, do ensino fundamental II, médio e técnico de Araraquara. Este foi o evento que ocorreu durante a sexta-feira, no Centro de Eventos de Araraquara (Cear), organizado pela Universidade de Araraquara e parceiros. Um grande número de alunos das escolas da cidade visitou a exposição dos trabalhos. A feira “Ciência na Escola” é a conclusão do projeto, que começou bem antes, com a escolha dos temas, o desenvolvimento das pesquisas e a preparação da exposição. O aprendizado se deu na prática, como ferramenta para a construção do conhecimento.

“Como é bom ver a juventude empolgada com o aprender. Empolgada com o novo e com a sede de ganhar conhecimento. A feira é a oportunidade de abrir os horizontes para os alunos, que, certamente, teriam dificuldade em ter contato com os processos tecnológicos e com as novidades científicas”, disse o vereador Tenente Santana, presidente da Câmara Municipal de Araraquara, na abertura solene do evento. Santana conversou com os organizadores e afirmou que apresentará projeto na Câmara, incluindo a feira no calendário oficial de eventos do município, até como estímulo para que se torne permanente na cidade. Santana já pediu a elaboração do projeto e seu encaminhamento na Câmara. Na feira, o vereador visitou os estandes e interagiu com alunos.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, disse que é preciso garantir e dar instrumentos para que, nas escolas, os jovens possam aprender e modificar as sociedade onde vivemos. “O desafio de produzir novos e importantes conhecimentos garante nosso bem estar nesse mundo. E é a ciência que garante isso. A ciência revoluciona o mundo”.

O prefeito Edinho Silva lembrou que o evento ocorre na semana do dia do professor e exatamente no dia em Ignácio Loyola Brandão toma posse na Academia Brasileira de Letras-ABL. “O escritor saiu das escolas públicas de Araraquara e tornou-se um escritor de destaque nacional. E hoje vira imortal da academia. Ele nos ensina que precisamos acreditar no processo educacional, para transformar a realidade da sociedade. Este projeto precisa ser inserido na grade curricular das escolas, para que no futuro possamos olhar para trás e ver que desta iniciativa conseguimos produzir cientistas de alto nível”.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o professor André Capaldo do Amaral - representando o reitor da Uniara, professor Luís Felipe; o prefeito Edinho Silva (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas); o professor Osvaldo Novais - membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo – palestrante da feira; a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos; Talita Martins - representando a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain; e Alexandre Kopanakis - coordenador de Indústria, Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

Publicado em: 18/10/2019 14:59:38