Dia Municipal e 50 anos de Crefito são discutidos em reunião

Autor de projeto que cria data em calendário, o vereador Toninho do Mel recebeu representante do Conselho
Visualize fotos

Valorizar o trabalho dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais. Essa é a ideia do vereador Toninho do Mel (PT) ao propor o projeto de lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia Municipal do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a ser celebrado em 13 de outubro.

A data poderá ser comemorada anualmente com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos, tendo como objetivo “destacar o trabalho desses profissionais ligados à área da saúde que auxiliam na recuperação física do corpo humano”. Os recursos necessários serão obtidos mediante doações, campanhas, parceria com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus ao município.

Para conversar sobre a proposta, o parlamentar recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira (26), o fisioterapeuta Rimon Tannous Elias, coordenador da subsede de Ribeirão Preto do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3).

Elias destacou que a classe é muito jovem, tendo apenas 50 anos. “Estou na área há 29 anos, estou completando 25 anos de formado. O fisioterapeuta está na atuação primária. Pode avaliar sem precisar de encaminhamento médico.” O fisioterapeuta entende que “é um projeto importante que valoriza e dá visibilidade à profissão” e informou que atualmente são 280 mil profissionais registrados.

Toninho lembra que a data foi criada por meio do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil. Em 1975, também foi decretada a Lei nº 6.316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional. Já em 2015, a presidente Dilma Rousseff validou o Decreto nº 13.084, de 8 de janeiro, instituindo oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

“Os fisioterapeutas ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas com exercícios localizados, por exemplo. Por sua parte, o terapeuta ocupacional atua indicando atividades intelectuais e físicas que permitem a recuperação de pacientes que sofreram AVC ou acidentes. Igualmente, ajudam crianças com dificuldades motoras indicando exercícios específicos que melhorem seu rendimento. Mas é uma classe que só é lembrada quando precisa. Queremos valorizar esse profissional”, afirma o vereador.




Publicado em: 26/11/2019 18:53:14