Emenda à LDO de R$ 1 milhão para construção de moradias para idosos é aprovada na Câmara

Vereadora Juliana Damus (Progressistas) propôs mais emendas em diferentes áreas

Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (23), foram aprovadas as emendas de números 1 a 5, de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas), ao Projeto de Lei nº 121/2020 (Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO). Moradia para idosos, cãoterapia, equoterapia, reforma de museu e tratamento para pessoas com câncer são as áreas indicadas pela vereadora para receber mais recursos no próximo ano.

A parlamentar propôs remanejamentos na proposta original do Executivo para contemplar as emendas apresentadas. A vereadora sugeriu destinar R$ 100 mil para o atendimento aos portadores de necessidades especiais por meio da equoterapia e da cãoterapia. “Essas atividades buscam trabalhar o desenvolvimento motor e mental dos pacientes através da interação com animais (cães e cavalos). Para a cãoterapia, já foi aberto edital para dar início ainda este ano, mas não está prevista dotação para 2021. A equoterapia já é realizada pela Prefeitura, mas existe uma fila de espera, sendo necessária a ampliação do projeto”, destacou.

Juliana ainda requereu o remanejamento de recursos oriundos de vários programas propostos pela Prefeitura, a fim de conseguir a verba de R$ 1 milhão para a construção de residências e infraestrutura para idosos. “Em Araraquara existem dois conjuntos habitacionais voltados para idosos (o Recanto Feliz, na Vila Xavier, e a Vila Dignidade, no Cecap), mas que não dão conta de atender a grande quantidade de pessoas que, muitas vezes, vivem sozinhos e sobrevivem com uma pequena aposentadoria ou dependem de programas sociais. Essas residências conferem mais dignidade e qualidade de vida para os idosos do nosso município.”

A vereadora também propôs utilizar R$ 100 mil para manutenção e melhoria da Casa de Apoio a Pessoas em Tratamento de Câncer. Outra alteração indicada, no valor de R$ 50 mil, é para reforma e adequação do Museu a Céu Aberto, na Rua Voluntários da Pátria.

“As emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 são voltadas para implementação ou ampliação de projetos que acompanho há anos na cidade, e impactam positivamente na execução dos serviços, melhorando a qualidade de vida dos moradores de Araraquara. Essas propostas já foram aprovadas pela Câmara em outras ocasiões, mas não foram incorporadas ao orçamento da Prefeitura; por isso, estamos apresentando novamente”, concluiu Juliana.

Publicado em: 25/06/2020 15:03:07