Câmara aprova projeto que incentiva o aleitamento materno

Proposta foi apresentada pelos vereadores Jéferson Yashuda e José Carlos Porsani

A Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade na Sessão Ordinária de terça-feira (1), o Projeto de Lei nº 186/2020, de autoria dos vereadores do PSDB, Jéferson Yashuda e José Carlos Porsani, que incentiva o aleitamento materno na cidade, ao instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Mês do Aleitamento Materno – "Agosto Dourado", a ser comemorado anualmente.

Na justificativa do projeto, os parlamentares lembram que a amamentação é um dos assuntos mais importantes de todos os organismos que se preocupam com a saúde pública. Todos os que estudaram o tema, sob os vários ângulos – biológico, psicológico, antropológico, sociológico, econômico, e de qualquer outra natureza – demonstraram que a amamentação é essencial, insubstituível e, o mais importante, um cuidado a oferecer às crianças nos primeiros meses de vida.

O aleitamento materno fornece quantidades adequadas de água, proteínas, gorduras, açúcares, cálcio, magnésio, sódio, outros sais e vitaminas, necessários ao sadio crescimento das crianças, além de conter inúmeros fatores anti-infecciosos, anticorpos e células vivas, tudo pronto para agir no organismo do bebê. Os autores do projeto ainda afirmam que o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado de 0 a 6 meses de idade, de forma exclusiva e como complemento de uma alimentação saudável, até 2 anos de idade ou mais. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil.

Para os parlamentares, a aprovação do projeto “Agosto Dourado” em Araraquara vai contribuir para a conscientização sobre o valor do aleitamento materno para o vínculo entre mãe e filho, interferindo diretamente na saúde física e emocional de ambos, tendo reflexos diretos na saúde da sociedade e no desenvolvimento das crianças.

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

Publicado em: 03/09/2020 16:42:28