Daae estudará possibilidade de transformar aterro sanitário em usina geradora de energia

Informação foi fornecida em resposta a indicação do vereador Elias Chediek

No mês de julho, o vereador Elias Chediek (MDB) encaminhou ao Executivo a Indicação nº 2.250/2020, sugerindo a instalação de uma usina pública de energia no lugar do aterro sanitário desativado, nos moldes de uma iniciativa similar em Curitiba (PR).

O antigo aterro sanitário de Caximba, na capital paranaense, que funcionou de 1989 a 2010, ocupando uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, abrigará uma Unidade Geradora Fotovoltaica de 3,5 MW de potência com painéis em formato de pirâmide e uma Unidade Geradora a Biomassa, que aproveitará resíduos vegetais de podas de árvores e limpeza de jardins, com potência de até 1,5 MW.

Na semana passada, a Prefeitura, por meio do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), respondeu positivamente à indicação de Chediek. No Ofício nº 1239/2020, o diretor Operacional da autarquia, Fernando Lourencetti, informa que serão iniciados “estudos visando a analisar a viabilidade técnica e financeira para implantação de sistemas de geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, com previsão de instalação na área do aterro encerrado de resíduos sólidos localizado na Estação de Tratamento de Resíduos sólidos de Araraquara”.

Publicado em: 09/09/2020 16:30:10