Câmara homenageia Uniara com Diploma de Reconhecimento Público

Indicação foi feita pela vereadora Juliana Damus (Progressistas); Diploma foi entregue por ela e pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e a vereadora Juliana Damus (Progressistas) entregaram no dia 22 de dezembro o Diploma de Reconhecimento Público à Universidade de Araraquara (Uniara). Em um ato simples, devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários, a honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina, que representou a Reitoria da universidade.

A outorga foi conferida pelos 50 anos da Uniara, por meio do Decreto Legislativo nº 1.012, de 31 de julho de 2018, por ato da Mesa Diretora da Câmara, presidida à época por Yashuda, por indicação feita pela vereadora Juliana Damus. A história da Uniara teve início com a criação da Associação São Bento de Ensino, em 1968, com os cursos de Administração Ciências Econômicas, completando seu cinquentenário em 19 de julho de 2018.

Os parlamentares ressaltaram a justa homenagem. “A educação é o melhor caminho para reestruturar o país e a Uniara, ao longo dessas cinco décadas, tem contribuído de modo indelével para a educação de diversas gerações, sendo hoje uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país”, disse Yashuda.

Ex-aluna da Uniara, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, Juliana destacou que 50 anos não é pouca coisa. “São milhares de profissionais formados. A Uniara faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. O crescimento da Uniara é norteado pela seriedade e comprometimento com a educação de qualidade”, declarou a vereadora.

A doutora Cynthia agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Araraquara. “Me sinto lisonjeada e agradeço muito em nome da Reitoria. A Uniara tem uma história de vida, de educação na cidade e de parcerias com o município” declarou. Posteriormente, Cynthia levou pessoalmente o Diploma de Reconhecimento Público ao pai dela, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da Uniara.

Uniara – 50 anos

Com a criação da Associação São Bento de Ensino (ASBE), em 1968, foi inaugurada uma etapa que transformou o ensino superior de Araraquara e região. Naquele ano, o MEC avalizou a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara, com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. Pouco depois, em 1970, foi autorizada a Faculdade de Direito de Araraquara e, em 1971, a Faculdade de Educação de Araraquara (que em 1974 se transformaria na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara). Diante dessa expansão, foi fundada em 1972 a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (Fefiara), que passou a congregar as faculdades então existentes.

Em 1997, a instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. A Uniara hoje é referência no ensino superior em nossa região e tem aumentado seu alcance com os mais de 200 cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Em 15 de julho de 2016 o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, pela Portaria Ministerial nº 612, autorizou o funcionamento da Universidade de Araraquara (Uniara).

Hoje, a Uniara é uma das maiores e mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Oferece 35 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado, dois de doutorado, onze cursos de graduação em Ensino à Distância e inúmeros cursos de pós-graduação em Ensino à Distância, abrigando centenas de funcionários e milhares de alunos.

Publicado em: 30/12/2020 09:11:19