Semana Municipal da Longevidade visa a discussão de temas sobre terceira idade

Vice-presidenta da Câmara Municipal, Thainara Faria (PT), é autora do projeto, que ainda passará em votação no Plenário
Visualize fotos

A fim de promover discussões sobre temas de relevância para a terceira idade, a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Thainara Faria (PT), protocolou, na segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 113/2022, que prevê a inclusão da Semana Municipal da Longevidade no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser realizada, anualmente, na semana que engloba o dia 1º de outubro.

De acordo com a parlamentar, além dos debates sobre o assunto, a Semana poderá contemplar os segmentos da cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social, e demais direitos que despertem o interesse do idoso, por meio de parcerias para a organização, divulgação e execução, com clubes de serviços, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, dentre outras entidades, bem como envolver as instituições de longa permanência para idosos.

Thainara ressaltou que, em 14 de outubro de 1990, em Assembleia Geral, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o dia 1º de outubro passa a ser considerado o Dia Internacional do Idoso. “Cada vez mais o ser humano tem aumentado sua expectativa de vida e projeta-se que, em 2050, a população global de pessoas idosas terá mais que dobrado, alcançando a marca de 2,1 bilhões de pessoas. Consideram-se longevas as pessoas com idade superior a 50 anos, que são ávidas por viver o agora, com mais qualidade de vida e tranquilidade conquistada ao longo dos anos. Por isso, a importância de debates para a construção de políticas públicas para essa parcela cada vez mais significativa da população”, justificou a vereadora.

O Projeto de Lei ainda passará pela análise das Comissões Permanentes da Câmara Municipal e, se obtiver pareceres favoráveis, seguirá para votação em Plenário.




Publicado em: 27/05/2022 13:16:18