Biografia do 4º prefeito eleito pelo povo, Benedito de Oliveira

Visualize fotos

Biografia

Benedito de Oliveira nasceu em 17 de fevereiro de 1907, na cidade de Araraquara/SP, filho de João Baptista de Oliveira, conhecido como "João do Norte", e Maria Antônia Camargo de Oliveira, que posteriormente teve seu nome atribuído à "Via Expressa". De família numerosa, tinha os irmãos José Pedroso, Laura, Ignez, Maria e Antonia. Seu pai, de Paraibuna/SP, veio trabalhar como cafeicultor e também passou a fornecer dormentes para a Estrada de Ferro Paulista em Araraquara. Jovem trabalhador, Benedito iniciou na lida do café. Porém, com as mudanças na economia paulista após a crise de 1929, juntamente com seu irmão José, passou ao cultivo de barbatimão. Benedito casou-se com Elvira Somenzari, filha dos imigrantes italianos e cafeicultores Camillo e Cezira Somenzari. Dessa união, nasceram seis filhos, entre eles João Baptista de Oliveira Netto, que foi presidente do Sindicato Rural de Araraquara. Anos mais tarde, o empreiteiro Benedito, conhecedor da localização das reservas de madeira da cidade, no momento em que as locomotivas passaram a ser movidas a lenha, fez disso um novo ramo de trabalho. Agricultor. Homem de família e muito dedicado ao próximo.

 

Vida política

Iniciou sua vida política nas eleições de 1955, quando concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa com Rômulo Lupo, ambos eleitos para a 3ª Legislatura (1956 a 1959). Em 4 de outubro de 1959, com 6.929 votos, sagrou-se vencedor nas eleições para exercer o cargo de prefeito do município de Araraquara, tomado posse em 1º de janeiro de 1960, na 4ª Legislatura (1960 a 1963). Nesse mandato, governou a cidade seguindo as lições do seu pai e o espírito filantrópico, ficando conhecido como "Pai dos pobres". Empreendedor, foi o responsável pela construção da nova adutora de abastecimento de água e remodelação da Estação de Tratamento de Água, sendo introduzido pela primeira vez o tratamento com o flúor. Durante seu mandato na Prefeitura Municipal, executou a canalização do córrego da Servidão, construiu a Fonte Luminosa, iniciou os trabalhos da famosa Via Expressa, entre outras benfeitorias. Foi incentivador do mito da cidade mais limpa das três Américas. Não disputou as eleições para a 5ª Legislatura, voltando somente a concorrer ao cargo de chefe do Executivo na 6ª Legislatura, obtendo o segundo lugar.

 

Homenagens em vida

Benedito de Oliveira foi homenageado com o título"Baluarte do Civismo e Dignidade Administrativa", através da Lei nº 1.513 de 1966.

 

Falecimento

Foi com profundo pesar que a cidade de Araraquara e região recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito Benedito de Oliveira, ocorrida no dia 19 de abril de 1983, aos 76 anos de idade.

 

Homenagens póstumas

Foi homenageado denominando o Teatro de Arena, no bairro Melhado.

 

Homenagens póstumas à família

Sua mãe, Maria Antônia Camargo de Oliveira, foi homenageada denominando via pública, conhecida como "Via Expressa". Seu pai, João Baptista de Oliveira, também foi homenageado denominando via pública e escola estadual.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

 

Fontes:

 




Publicado em: 14/03/2019 16:29:10