Notícias



Vila Santana terá nova unidade de saúde

Confirmação foi feita pela secretária de Saúde ao vereador Jéferson Yashuda


O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) recebeu duas boas notícias da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain: a confirmação da construção de uma nova unidade de saúde na Vila Santana e a reabertura da farmácia na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Wilson Antunes Pereira”, no Parque das Laranjeiras I.

As informações foram dadas ao parlamentar durante a Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º quadrimestre da Saúde, conduzida por Yashuda na quinta-feira, dia 10, no plenário da Câmara. 

No caso da reabertura da farmácia, como já existe o espaço físico, resta concluir o chamamento de um farmacêutico responsável. A previsão é que a farmácia volte a funcionar no mês de novembro. Já em relação à nova unidade de saúde do Santana, como há previsão orçamentária garantida na Lei Orçamentária (LOA 2020), as obras de construção começar em março do próximo ano. 

“A região do Santana é uma das poucas da cidade que não dispõe de unidade de saúde própria”, afirmou Yashuda. A USF "Dr. Wilson Antunes Pereira" funciona atualmente em um espaço alugado na Avenida Barroso, nº 2061. A atual unidade é pequena e insuficiente para atender a demanda da região do Santana. São mais de duas mil pessoas atendidas, com predominância de idosos. Trabalham na unidade cinco agentes de saúde da família, um médico da família, três técnicos em enfermagem e uma enfermeira, que contam com o apoio de profissionais do NASF (psicólogo, psiquiatra, nutricionista e terapeuta ocupacional).

Apesar de não ser atribuição do vereador a construção de unidades de saúde, Yashuda vem trabalhando desde o seu primeiro mandato nessa reivindicação dos moradores do Santana e de bairros próximos. O que todos têm observado é que a demanda por atendimento de qualidade só vem crescendo com o desenvolvimento da região Oeste da cidade.

A proposta de transferência do atendimento para uma nova sede já havia sido aprovada no Conselho Municipal de Saúde e também na Conferência Municipal de Saúde. Uma das principais dificuldades era o município ter um terreno disponível para a construção da nova sede.

Integrante da Comissão Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara, Yashuda tem mantido diálogo com o Executivo para viabilizar a construção da nova unidade. Em maio deste ano, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou a escritura de aquisição do terreno (por interesse público) de dois lotes na Vila Santana, localizados na Rua Tenente Joaquim Nunes Cabral, nº 3021, que deverá abrigar o futuro equipamento público.

“A construção do novo posto de saúde do Santana, no modelo da Estratégia de Saúde da Família, vai atender com mais qualidade a demanda do Santana e Jardim Morumbi, além contribuir para descongestionar o atendimento de bairros vizinhos”, concluiu Yashuda.

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)


Publicado em: 16 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Batalha da Fonte (21/04)

17 de abril de 2024

A Batalha da Fonte, do próximo domingo (21), celebra os 11 anos de atividades, com programação gratuita, a partir das 16 horas, na Praça Scalamandré Sobrinho. Para comemorar, haverá apresentação da...



Covid-19 e dengue (17/04)

17 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta quarta-feira (17), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.094 casos confirmados em 2024. São 5 pacientes internados em enfermaria em Araraquara. O...



Câmara aprova estrutura para cobrança de dívidas no Daae e outros projetos

16 de abril de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara analisaram e ao final dos debates aprovaram 14 projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (16). Saiba detalhes dos projetos acessando os document...



Teatro Municipal reabre após reforma com homenagens e programação especial

15 de abril de 2024

Depois de quase sete anos fechado para reformas, o Teatro Municipal “Prefeito Clodoaldo Medina” reabriu suas portas ao público na noite da última sexta-feira (12), com uma programação gratuita que...



Audiência Pública debate alterações em projeto que trata da implantação de parklets

15 de abril de 2024

 Em tramitação na Câmara de Araraquara, o Projeto de Lei Complementar nº 4/2024, que altera a Lei Complementar nº 965, de 16 de fevereiro de 2022, referente à permissão para instalação e uso de par...



Sessão Ordinária tem serviço de cobrança de dívidas no Daae e outros projetos

15 de abril de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reúnem na tarde desta terça-feira (16) para a 152ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A sessão começa às 15 horas e tem transmissão ao vivo pe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!