Câmara Municipal foi representada pelo vereador Toninho do Mel
Promover a inclusão digital e combater a exclusão social. Esses são alguns dos objetivos do Centro de Cultura Digital “Beatriz Soler da Luz” inaugurado pela Prefeitura, na manhã de sexta-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Vale do Sol. Com dez computadores, a unidade oferecerá acesso gratuito à Internet, cursos e oficinas na área de Tecnologia da Informação à população da região. Na ocasião, a Câmara Municipal foi representada pelo vereador Toninho do Mel (PT).

No discurso, o vereador usou sua própria história para destacar a importância da iniciativa. “Eu mesmo só fui fazer curso de informática após os 40 anos, e isso fez uma grande diferença na minha vida. Mas, para que a gente possa aprender, é preciso oportunidade, como as que serão oferecidas aqui”, destacou. O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol, que funcionava no local.
“Essa reestruturação é uma demanda da população, que poderá utilizar esse espaço para elaborar currículos, fazer pesquisas e cursos online. É também uma grande oportunidade para jovens, adultos e idosos entrarem no mundo digital e entenderem a Tecnologia da Informação como uma ferramenta imprescindível para pensar as questões do trabalho”, afirmou a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle. O espaço também desenvolverá o projeto "Ensinando programação para crianças”, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP).
De acordo com a Prefeitura, este é o segundo Centro de Cultura Digital inaugurado nesta administração. O primeiro, aberto em setembro do ano passado, funciona no CEU das Artes, no Jardim Indaiá, e já atendeu cerca de 180 pessoas nos cursos oferecidos. A previsão é que mais sete sejam entregues. “Além do Espaço Kaparaó e da Escola de Serralheiro, vamos levar esses centros aos seis territórios de Araraquara onde há maior vulnerabilidade social”, afirmou o prefeito Edinho Silva (PT).
O Centro de Cultura Digital é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.
Homenagem

Emocionada, Renata Soler Notário, mãe de Beatriz Soler da Luz, que dá nome ao espaço, agradeceu à homenagem e disse que “apesar da dor”, é muito emocionante ter o nome da filha eternizado em um projeto que será referência para muitos jovens.
Beatriz nasceu em 1999 em São Bernardo do Campo (SP) e se mudou para Araraquara ainda criança. Preocupada com a família e com os idosos, cursava supletivo e planejava fazer faculdade de Enfermagem. No entanto, após sofrer um acidente em julho de 2015, foi submetida a uma cirurgia para a retirada do baço. Beatriz faleceu três anos depois, em 2018.
Confira as fotos
aqui
Publicado em: 19/07/2019 17:33:09
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA