A Câmara Municipal de Araraquara aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) que dá destaque à importância da água, ao instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal da Água, a ser lembrado anualmente em 22 de março. Promover a educação de crianças, jovens e adultos e, principalmente, a conscientização da comunidade sobre a importância do gerenciamento dos recursos hídricos do município é um dos objetivos do projeto.
Yashuda enfatiza que “a água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Mas a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida em que as populações humanas crescem, atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global”.
De acordo com o Relatório das Nações Unidades sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2017, dois terços da população mundial atualmente vivem em áreas que passam pela escassez de água por, pelo menos, um mês ao ano. Cerca de 500 milhões de pessoas vivem em áreas onde o consumo de água excede os recursos hídricos localmente renováveis em dois fatores. Áreas altamente vulneráveis, onde os recursos não renováveis (ou seja, as águas subterrâneas fósseis) continuam a diminuir, tornaram-se altamente dependentes das transferências de áreas com água abundante e estão buscando ativamente fontes alternativas acessíveis.
Em um mundo onde as demandas de água doce estão crescendo continuamente e onde os recursos hídricos limitados são cada vez mais desgastados por excesso de captação, poluição e mudanças climáticas, negligenciar as oportunidades decorrentes da gestão melhorada de águas residuais é nada menos que impensável.A importância crucial da água para muitos aspectos da saúde humana, do desenvolvimento e do bem-estar levou a objetivos específicos relacionados à água no apoio a cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
O vereador também lembra que Araraquara está situada em uma região de recarga de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Aquífero Guarani, fato que exige atenção redobrada com o solo, a fim de evitar diversos tipos de contaminação que podem afetar a água armazenada no Aquífero. Atualmente, entre 65% e 70% do abastecimento público de água em Araraquara é captado do Aquífero Guarani. “Ao apresentar a propositura, acreditamos que a conscientização e a educação são as principais ferramentas para estimular a adoção de práticas sustentáveis e medidas de proteção dos recursos hídricos, dando oportunidade de vida às gerações futuras”, disse Yashuda.
Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)
Publicado em: 24/06/2019 18:23:41
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA