Na quarta-feira (29), a Comissão Especial de Estudos (CEE) do Parque dos Trilhos – composta pelo presidente Elias Chediek (MDB) e os vereadores Jéferson Yashuda (PSDB) e José Carlos Porsani (PSDB) –, esteve em reunião para verificar como está o andamento do projeto.
No encontro, Chediek apresentou o estudo digitalizado de possíveis trajetos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), vias que vão conectar diversos bairros da cidade, modificações necessárias na mobilidade urbana, como ampliações e alterações de sentidos de ruas, sistema de retenção de águas pluviais e ciclovias. Além disso, o parlamentar frisou, por meio de gráficos, mapas e imagens, a necessidade e a viabilidade da implantação do VLT no munícipio.
Para José Leomar Fernandes Júnior, professor do departamento de Engenharia de Transporte da USP de São Carlos, trata-se de um projeto desafiador. “Há desafios em todos os níveis, no âmbito da engenharia e da arquitetura. É uma área nobre, que tem o potencial de mudar a cidade. Então, é necessário realizar esse planejamento, visando a compatibilizar vários segmentos, como esporte e lazer”, pontuou.
“Poucas cidades brasileiras contam com um espaço como este na área central. Portanto, isso nos dá a oportunidade de repensar o desenvolvimento urbano, proporcionando uma qualidade de vida diferenciada”, frisou Claúdio Paiva, diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.
O arquiteto e urbanista Adriano Ferraz Scatolin, que participou pela primeira vez de uma reunião da CEE, destacou a importância do estudo. “É interessante e abrangente para Araraquara, pois envolve o futuro da cidade, seguindo os conceitos mundiais de urbanismo e parques. E com as coisas mais bem definidas, conseguiremos colaborar para a realização do projeto”, disse.
Chediek demonstrou satisfação com a explanação e ressaltou que outros encontros devem acontecer. “Estávamos há algum tempo sem realizar essa reunião, pois estamos trabalhando internamente no desenvolvimento do projeto, principalmente na questão da mobilidade urbana. Hoje, tivemos a oportunidade de apresentar o quanto avançamos e convidar outras pessoas a fazerem parte desta ideia, que só trará benefícios para a cidade. Não podemos deixar esse projeto morrer”, finalizou.
Também participaram o vereador Jéferson Yashuda (PSDB), o coordenador de Projetos Urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Aderson Passos Neto, o consultor ferroviário Geraldo Virgilio Godoy, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o encarregado operacional da Empresa Cruz, Leandro Franceschini, o representante do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) Matheus Bianchini, o representante da Hyundai, Marcelo Piveta, a gerente de Preservação de Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima, e o arquiteto urbanista Luis Gustavo Lucatelli.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 31/05/2019 08:49:00