Biografia
Roberto Massafera nasceu em 28 de agosto de 1944, na cidade de Araraquara/SP. Filho de Gerson Massafera e Amália Acetozi Massafera, cresceu ao lado dos irmãos Luiz Antonio e Carlos Eduardo. Durante sua infância, residiu alguns anos com a família na cidade de Marília/SP, onde seu pai teve um comércio, mas retornaram e fixaram novamente residência no município. Fez o curso primário no Grupo Escolar "Pedro José Neto, dando continuidade tanto o ginasial como o colegial no antigo Instituto de Educação Bento de Abreu (Ieba). Massafera ingressou no curso de Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP) - campus de São Carlos. Durante seus estudos, despertou seu interesse pela política e passou a participar do movimento estudantil na faculdade. Fez pós-graduação em Planejamento Urbano também pela USP e, em busca de mais especialização, cursou Políticas Públicas e Gerências de Cidades pela Unesp - Campus de Araraquara e MBA em Gerenciamento de Empreendimentos na Poli-USP de São Paulo.
Iniciou sua carreira profissional na área da Engenharia, tendo trabalhado em projetos estruturais e na construção civil, dirigindo importantes empresas do ramo, além de atuar no setor sucroalcooleiro. Homem dinâmico, participou ainda de diversos projetos do setor de mineração e agropecuária. Casou no ano de 1975 com Cristina Hegg e tem as filhas Heloisa e Beatriz. É conceituado empresário no ramo da construção civil e agricultura.
Vida política no Executivo
Iniciou sua vida política nas eleições de 1992, concorrendo e sagrando-se vencedor para exercer o cargo de prefeito municipal de Araraquara para a 8ª Legislatura (1993 a 1996). Com um novo modo de governar, impôs sua dinâmica à Prefeitura e, com a promulgação da Lei Orgânica do Município, estruturou o Executivo com secretarias e os frutos de sua gestão começaram a ser colhidos com a instalação de indústrias, supermercados, entre outros. Criou distritos industriais, instalou um complexo esportivo com a criação de escolinhas de esportes, criou o Terminal de Integração de passageiros, Caics etc. Também firmou convênio com o Fiesp/Ciesp visando a cooperação mútua para implantar e administrar um Núcleo de Desenvolvimento Empresarial - Projeto Incubadora. Duplicou a Rodovia Manoel de Abreu entre Araraquara e Américo Brasiliense. Propiciou a vinda de outras empresas como a Sachs, entre outras.
Vida política na Assembleia Estadual
Foi deputado estadual por três mandatos: 2007 a 2010, 2011 a 2014, e 2015 a 2019.
Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Foi presidente da CPI da Fosfoetanolamina, entre outras atividades.
Outras atividades
Foi secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia em Araraquara em 1987 e 1988.
Texto/matéria: Silvia Gustavo
Fonte:
Publicado em: 27/06/2019 08:00:27