Vereadora discute organização de eventos do ano de 2019

Thainara Faria recebeu em seu gabinete os professores Claudemir Pereira e Dagoberto Fonseca
Visualize fotos

Com o objetivo de conversar sobre os detalhes dos eventos previstos para esse ano, a vereadora Thainara Faria (PT) recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (18), os professores Claudemir Carlos Pereira e Dagoberto José Fonseca. O primeiro assunto discutido foi a Semana Luiz Gama, a ser realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção Araraquara e membros da sociedade civil, entre os dias 26 e 28 de agosto. As atividades serão abertas na Câmara Municipal e terão continuidade na OAB e na Universidade de Araraquara (Uniara). “Entendo que é muito importante termos esse espaço para discussão. Buscaremos resgatar a trajetória de uma figura importante para o nosso país, mas pouco lembrada pela história oficial”, destacou a parlamentar, que pretende elaborar um projeto de lei para inclusão da semana no Calendário Oficial de Eventos do Município. Nascido em 1830, Gama, advogado autodidata, foi um dos abolicionistas mais atuantes de São Paulo, responsável pela defesa de centenas de africanos e afro-brasileiros escravizados, inclusive de um araraquarense chamado Jacinto. Estão convidados advogados, militantes, ativistas e comunidade em geral que desejam construir uma cidadania consistente e consciente e entender a importância do trabalho de reconhecimento da atuação do abolicionista.

 

Semana de Ciências Sociais

Outra atividade proposta, em parceria com a Escola do Legislativo (EL), deverá acontecer entre outubro e novembro: a Semana de Ciências Sociais. Para Fonseca, a discussão é muito válida e poderia envolver a graduação e a pós-graduação da Unesp. “Precisamos entender quais são os desafios do futuro. Como estará o profissional diante dos desafios contemporâneos na cidade de Araraquara.” “Há mais de 40 anos, a Unesp de Araraquara tem formado este perfil de profissional - o cientista social (bacharel e licenciatura). Inúmeros destes trabalham nas mais distintas áreas da sociedade, mas a grande maioria, por falta de campo de trabalho (bacharel), opta no início de sua carreira pelo trabalho de licenciatura, que o absorve mais rapidamente. A questão da importância de se trazer para a cidade o debate da Semana de Ciências Sociais é demarcar outros campos de atuação onde este profissional se insere e somar com as experiências concretas (temos hoje, um prefeito formado em Ciências Sociais, alguns secretários e coordenadores) de sucesso”, completou Pereira. “Os desafios sociais contemporâneos e os que deverão aparecer no futuro serão abordados pelos cientistas sociais até para que a sociedade araraquarense possa entender, participar e contribuir ainda mais com os saberes formulados por essa área do conhecimento científico”, finalizou Fonseca.

 

Programação da EL

Thainara também definiu detalhes de eventos da Escola do Legislativo, por ela presidida desde o início do ano. “Temos definida boa parte da programação. No próximo mês, em parceira com o INSS, realizaremos um curso de 15 horas sobre a Previdência. Em maio, entre os dias 20 e 24, teremos a Semana da África, em celebração ao Dia da África”, detalhou a vereadora. Fonseca perguntou sobre novembro e a Consciência Negra. Thainara garantiu que, mais uma vez, o debate será realizado. “É uma das principais lutas do nosso mandato e, com certeza, traremos essa discussão no mês de novembro”, finalizou. Fonseca e Pereira deverão participar de outras reuniões com a vereadora no mês de abril a fim de dar prosseguimento às agendas e compromissos tratados.

 

Confira as fotos aqui




Publicado em: 27/03/2019 12:58:10