Empregada doméstica com importante e fundamental papel para a categoria, tendo atuado no Serviço Especial de Saúde de Araraquara, Nair Damásio Claudino, falecida em 2015, foi homenageada durante a 99ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Através de projeto aprovado da vereadora Thainara Faria (PT), a Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Victório De Santi passa a ter o nome da filha de João Damásio dos Santos e Anna de Jesus.
Como confirma o filho Claudio Claudino, presente na Sessão acompanhado dos filhos Guilherme e Camila e da sobrinha Sílvia, Nair sempre se destacou por suas atitudes de liderança e independência. “A arma dela era a palavra, era uma líder”, afirma. Ela resolveu frequentar os bancos escolares onde a maioria dos alunos era homem, contrariando a vontade de seu pai que, ao comum da época, dizia não ser escola lugar para mulheres. Após alfabetizada, tornou-se, para a família, uma liderança na resolução de problemas, auxílio na superação dos obstáculos da época e incentivo de seus pares à alfabetização e ao aprendizado. “São atitudes como as dela que fazem com que as pessoas sejam reconhecidas. Fico lisonjeado com a indicação da vereadora Thainara Faria”, enfatiza Claudino. A parlamentar entende que o trabalho de Nair na Saúde propiciou benefícios incontáveis para essa parcela tão necessitada da população. “Nair Damásio Claudiono é mulher, negra, uma líder a frente do seu tempo! Um nome a ser lembrado e exemplo a ser seguido!”
Fase final de obras
Escolhida pela população durante o Orçamento Participativo (OP) de 2018, a UBS do Victório de Santi tornou-se realidade após emenda parlamentar no valor de R$ 569 mil conquistada por Thainara junto ao deputado federal Carlos Zarattini (PT). Com o dinheiro enviado para a cidade, além desta unidade, outros 27 postos já receberam melhorias. A vereadora esteve no espaço em janeiro para conferir o andamento das obras. Localizado na Rua Francisco de Paula Lombardi, nº 214, o prédio, com 214 m² de área edificada, já está em fase final de construção e deverá ser entregue em breve.
Quem foi Nair
Nascida em Araraquara em 10 de janeiro de 1923, a homenageada coordenou, na década de 1970, um movimento na Casa Paroquial de São Benedito, na Vila Xavier, que consistia em aulas aos domingos e feriados voltadas à alfabetização das empregadas domésticas, e ao ensino de corte e costura, crochê, bordados e artesanatos. Foi desenvolvida uma campanha de confecção e vendas de panos de copa, colchas de retalhos e artesanatos diversos cuja renda foi integralmente destinada à ampliação de uma ala no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara.
Publicado em: 13/03/2019 09:00:37