Na quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu ativistas do movimento negro na cidade. O convite foi feito pela vereadora Thainara Faria (PT) e a reunião teve como objetivo aglutinar lideranças para manter viva em Araraquara a luta contra o racismo.
Entre os participantes, estiveram presentes o coordenador municipal de Políticas de Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, a vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Alessandra Laurindo, os professores Eva Aparecida da Silva (Unesp), Dagoberto José da Fonseca (Unesp), Rosires Botelho (Centro de Educação Complementar - Cec “Rubens Cruz”) e Raissa Botelho (rede particular), além de militantes da sociedade civil. De acordo com a parlamentar, o mote da reunião foi a necessidade em tornar o movimento mais ativo na cidade. “A impressão que tenho é de que a comunidade negra está dispersa, precisamos nos reunir mais, discutir, estabelecer prioridades, para, então, atuarmos de forma mais ativa pelo bem comum de todos os negros na cidade”, justificou.
Durante a reunião, ela ainda se colocou à disposição no que diz respeito à utilização dos instrumentos legais para atuar em favor da causa. “Minha ideia é unir forças e aproveitar a legitimidade do mandato para garantir direitos, bem como determinar as diretrizes de atuação do mandato para a comunidade negra nos próximos anos.” A expectativa é de que o grupo se reúna no próximo mês para dar continuidade às discussões. Um dos projetos do mandato de Thainara é o “12 Meses de Consciência Negra”, que se trata de um trabalho contínuo de discussão e elaboração de políticas públicas visando à diminuição de desigualdades e violências sofridas pela comunidade negra.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 30/01/2019 13:43:35