Na tentativa de promover lazer e qualidade de vida aos moradores do Cecap e Iguatemi, o vice-presidente da Câmara, vereador Edio Lopes (PT), após ouvir a população, deseja apresentar projeto de lei para tornar o espaço ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na região, área verde.
A transferência visa possibilitar a instalação de iluminação pública e, consequentemente, a utilização do espaço pelos moradores, também zeladores do local. Antes que o Cras fosse instalado, a população cuidou do lote: os moradores plantaram árvores e colocaram bancos e mesas para incentivar a prática dos jogos de dama e xadrez. Porém, com a implantação da unidade de assistência, o lote passou a ser institucional, o que inviabiliza legalmente a instalação da iluminação pública no local.
Para o parlamentar, a área já é de preservação e a transição é apenas um meio para assegurar que ela seja utilizada pelos cidadãos. “A área coberta por árvores é fruto do zelo dos moradores, e nada mais justo permitir que eles continuem a utilizá-la ao anoitecer, quando as árvores impedem que a luz das ruas ao redor adentre ao local”, justificou Lopes.
A expectativa é de que a propositura tramite na Câmara Municipal de Araraquara ainda nos primeiros meses do ano.
Áreas verdes
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades.
Publicado em: 11/01/2019 14:14:16