No período em que Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) conduziu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara (juntamente com Tenente Santana - MDB, Edio Lopes - PT e Edson Hel - PPS), a produção legislativa cresceu, principalmente nos aspectos de fiscalização e busca de solução de problemas por parte dos vereadores. Em se tratando de requerimentos, instrumento que representa parte da ação de fiscalização do vereador, observa-se aumento de mais de 100% na produção deste documento, subindo de cerca de 800, nos mandatos anteriores, para média anual de 1.700.
A indicação, documento que pede a solução de problemas pontuais na cidade detectados pelos vereadores ou solicitada pelos cidadãos, também aumentou, passando da média anual de 2.300 para 4.600 indicações, o dobro de outros períodos, seja para a Prefeitura ou para outros entes públicos.
Debates e estudos
Nestes dois últimos anos, a aprovação de projetos de lei também cresceu, passando da média de 260 ao ano para cerca de 300 nestes dois últimos anos. “Praticamos uma nova dinâmica de avaliação de projetos. As propostas apresentadas até a quinta-feira começam a ser analisadas em diversas reuniões na sexta-feira. Projetos mais complexos podem exigir mais explicações técnicas e chegam a ficar semanas tramitando, até que sejam plenamente compreendidos e liberados para votação em Plenário. E muitos projetos recebem contribuições para melhorias nas propostas e retornam para os autores. Os projetos não chegam meia hora antes da Sessão e entram para votação. A dinâmica de estudos e debates tem permitido que as propostas sejam melhor elaboradas e bem esclarecidas”, comentou Yashuda.
Publicado em: 24/12/2018 16:49:34