Em solenidade realizada na noite da quarta-feira (19), foram inaugurados a nova sede do Centro de Referência da Mulher (CRM) “Heleieth Saffioti”, que passará a contar com o Programa Municipal Multidisciplinar de Cuidados na Gestação e no Pós-Parto, e o Centro de Referência LGBTQIA+, denominado “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano – Xuxa”, em homenagem ao morador de rua que faleceu no dia 9 de dezembro de 2016. O novo espaço agora está localizado na Avenida Espanha, nº 536, no Centro, facilitando o acesso da população.
Para a coordenadora executiva de Direitos Humanos do município, Maria Fernanda Luiz, “é uma grande conquista esse Centro com o nome do Xuxa, com quem convivi durante toda minha infância. É mais um passo dado nessa luta”.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, afirmou que “não há emoção maior do que esse espaço. É uma honra saber que nós mulheres estaremos juntas com a comunidade LGBT. A Prefeitura de Araraquara não vai desistir de fazer políticas para as mulheres”.
A assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, lembrou que “há 10 anos lutamos por um Centro LGBT na cidade, com psicólogo, sala de recepção. Nós só precisamos de oportunidades. Quero que todos ocupem esse espaço”.
Segundo o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, “é um dia histórico para o Orçamento Participativo (OP), que nos fortalece enquanto sociedade”.
A secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, também participou do evento. “Uma honra estar aqui. Quando conseguimos chegar nesse momento com uma construção coletiva como essa, ficamos mais fortes e podemos construir muito mais coisas. Que possamos ocupar os espaços e resistir nos espaços públicos.”
“Uma alegria estar nesse espaço maravilhoso”, disse a deputada estadual Márcia Lia (PT). “Hoje vemos uma política se frutificar, um sonho se concretizar. Quero colocar o meu mandato na Assembleia à disposição dos Centros”, completou a parlamentar.
Representando o Legislativo, a vereadora Thainara Faria (PT) enfatizou que “esse espaço simboliza a aproximação do poder público com a população. A Câmara Municipal continuará ao lado dessas políticas. Alegria imensa estar com todos vocês”.
O prefeito Edinho Silva (PT) destacou que “o OP só é respeitado porque a Câmara respeita, reconhece e aceita esse processo. Essa é uma das homenagens mais justas que poderíamos prestar ao Xuxa, e a Heleieth Saffioti era uma pessoa sem comentários. Temos que derrotar o preconceito e a discriminação”.
Com o novo espaço lotado, a noite foi encerrada com diversas homenagens e o descerramento das placas pelas autoridades presentes na solenidade.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), os vereadores Roger Mendes (Progressistas) e Toninho do Mel (PT), os secretários municipais Coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Eliana Honain (Saúde), Juliana Agatte (Gestão e Finanças), Clélia Santos (Educação), Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), Teresa Telarolli (Cultura) e Everson Inforsato, o Dicão (Esportes e Lazer), o chefe de gabinete Alan Silva, e o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni.
Centro de Referência da Mulher
O CRM acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade por violência doméstica, realiza todo acompanhamento psicológico e dá suporte durante a comunicação do caso à polícia. O espaço também conta com um telefone de plantão 24 horas, para atender as mulheres e realizar acolhimento na Casa Abrigo, órgão de abrigamento de mulheres em situação de risco. Em média, são 140 atendimentos mensais. A sede anterior funcionava, desde o ano passado, na Rua Comendador Pedro Morganti, nº 2231.
Centro de Referência LGBTQIA+
O Centro, cuja criação foi eleita em 2017, em plenária temática do Orçamento Participativo, vai concentrar os trabalhos da Assessoria de Políticas Públicas LGBT desenvolvidos em defesa dos direitos da população LGBT do município. A Assessoria presta atendimento, orientando e acompanhando as vítimas de LGBTfobia, e realiza encaminhamentos e articulação da rede municipal para atendimento das demandas das pessoas LGBTs.
Programa Multidisciplinar de Cuidados na Gestação e no Pós-Parto
Com o objetivo de oferecer um atendimento multidisciplinar compartilhado às mulheres durante o período gestacional e puerpério, o programa foi instituído por lei municipal, de autoria do prefeito Edinho Silva, atendendo demanda do OP; a proposta foi eleita na plenária Mulheres do ano passado. De acordo com a lei, a prioridade de atendimento será de mulheres em situação de violência e em situação de vulnerabilidade e risco social, em especial as que estiverem incluídas no Cadastro Único do Governo Federal. Já as atividades de acompanhamento da gestação, que dizem respeito à área da saúde, serão realizadas da Maternidade Gota de Leite de Araraquara. Para garantir o atendimento multidisciplinar, considerando os contextos de vida, as questões de vulnerabilidades e riscos das mulheres, será criado um comitê gestor do programa com representantes do Centro de Referência da Mulher, da Gota de Leite, do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Publicado em: 21/12/2018 15:36:25