Natal Solidário nos Territórios promove tarde de festa no Indaiá

Visualize fotos

Balões coloridos, pula-pula, pipoca, algodão doce, escorregador, piscina de bolinha e livros para colorir com dicas da Defesa Civil. Esse era o cenário no Centro de Artes e Esportes Unificados “Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral”, o Ceu das Artes, do Jardim Indaiá, na sexta-feira (14). “O Natal Solidário nos Territórios é um projeto que abrange várias secretarias”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa. “Além da Assistência, também estão envolvidas as secretarias de Cultura, Esportes e Planejamento e Participação Popular. A ideia é trazer lazer e cultura às crianças nos territórios mais vulneráveis. As seis regiões atendidas pelo projeto Territórios em Rede são contempladas nesta ação”, completou.

O vereador Paulo Landim (PT) acompanhou com satisfação o desenrolar da tarde. “As pessoas que moram nos bairros periféricos têm dificuldade de acesso a atividades de cultura e lazer. Basta ver a alegria dessa meninada brincando e passeando de carreta para entender a importância de se apoiar este projeto”, apontou, enquanto encontrava conhecidos e batia papo com as famílias na fila da carreta. “Ações como essas proporcionam oportunidades de encontro e fortalecem vínculos entre os moradores dos bairros”, acrescentou, cumprimentando o colega Toninho do Mel (PT), que acabava de chegar e já comemorava: “Que bom fazer parte de uma festa tão bonita”. A oportunidade de conhecer o trabalho do Ceu das Artes é outro fator positivo da ação, como destaca a gestora do espaço, Cátia Teresinha Paschoaletti: “É ótimo, pois o pessoal se reúne, participa e acaba sabendo como funcionam as nossas oficinas, a sala de informática, os cursos, o nosso Cine Teatro, que é excelente. Melhoramos muito em termos de segurança nos últimos meses, e a comunidade pode aproveitar mais tudo o que temos para oferecer”.

A dona de casa Larissa Cristina de Melo trouxe os filhos de 6, 5 e 2 anos de idade. “É gostoso passar um dia diferente. Eles estão se divertindo muito. Acabamos de chegar, e os mais velhos já correram para a fila do pula-pula”, contou, enquanto esperava a sua vez de pegar pipoca com a mais nova. Uma nova fila começava a se formar na frente do Ceu das Artes. Era a carreta Avassaladora chegando, precedida de personagens do imaginário infantil, como Fofão e Ben 10, que chegam correndo e saltando animadamente, abrindo alas para a grande atração da festa. Crianças e adultos se agitam, sem dar importância para a chuva que começava a cair. “No evento do Residencial dos Oitis, uma senhora de mais de 60 anos de idade me disse que estava realizando um sonho antigo ao passear de carreta”, lembrou Aparecido “Chumbinho” Campos, gestor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Participação Popular. “Olha a satisfação estampada no rosto da criançada”, apontou seu colega José Carlos Felix, enquanto a carreta partia para a segunda volta da tarde. “No Oitis, foram oito viagens, cada uma levando, em média, 120 pessoas”, contou Joma, o proprietário da Avassaladora, prevendo mais um dia de animação.

A chuva apertou, mas ninguém arredou o pé. Nem o vereador Landim, que acena para o pessoal da carreta e reflete: “Esta tarde com certeza vai ficar guardada na memória das crianças e de suas famílias como uma doce lembrança de Natal. É uma honra participar deste momento”. Os próximos encontros do Natal Solidário nos Territórios ocorrerão no Jardim Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (21), das 16 às 19 horas, em frente à Emef “Waldemar Saffiotti”, e no sábado (22), das 16 às 19 horas, no Jardim das Hortênsias, em frente à Emef “Henrique Scabello”.




Publicado em: 18/12/2018 12:32:04