Mesmo em uma cidade desenvolvida como Araraquara, a fome é uma realidade para centenas de famílias que participam de programas municipais de assistência social e segurança alimentar. Para discutir propostas para esse problema e incentivar hábitos de combate ao desperdício, foi lançada, na terça-feira (16), a 2ª Semana da Alimentação Saudável, institucionalizada no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio de lei de autoria do vereador Roger Mendes (Progressistas). O evento foi realizado no CEU das Artes, no Jardim São Rafael.
“Quero registrar minha gratidão pelas pessoas que fizeram a lei sair do papel e ir ao encontro de quem mais precisa”, pontuou Mendes, que parabenizou as ações governamentais municipais de combate à fome: “Infelizmente, temos vivido um retrocesso no que diz respeito a investimentos em programas sociais, mas em Araraquara percebemos que isso não ocorre, muito pelo contrário.” Na fala do prefeito Edinho Silva (PT), foi ressaltada a necessidade de reflexão diante da medida do governo federal, aprovada pelo Congresso Nacional, que congela os gastos públicos por 20 anos. “O que isso representa? Não teremos aumento de investimentos nas políticas sociais. Nossa guerra não deve ser armamentista. Nossa guerra é contra a fome, que permite que adolescentes sejam cooptados pelo tráfico. Nossa guerra é contra a exclusão social”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, destacou a integração entre diferentes órgãos da Prefeitura a fim de assegurar o direito fundamental à alimentação. De acordo com ela, somente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) atende a cerca de 300 famílias, de seis regiões da cidade, com repasse semanal de cestas com hortifrútis, comprados, por sua vez, de pequenos produtores assentados.
Programação
A 2ª Semana Municipal da Alimentação Saudável traz o tema “É possível um mundo #FomeZero até 2030", proposto pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. O primeiro dia da ação foi marcado por distribuição de alimentos saudáveis doados por agricultores familiares, aferição de pressão e glicemia, além de atividades esportivas e de educação alimentar e nutricional. Todas as atividades são gratuitas e promovidas pela Prefeitura, com a participação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), da Câmara Municipal de Araraquara, da Etec “Profª. Anna de Oliveira Ferraz”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), da Pastoral da Criança e das universidades Unesp, Unip e Uniara.
17 de outubro
19h30 - Filme e debate: "Por um mundo sem fome"
Projeto Memória, de Josué de Castro - 2004
Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
18 de outubro
9h - Oficina: "Produtos derivados da soja"
Com a professora Daniela Cavallini - Projeto Unisoja
Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz
15h - Palestra: "Política de Segurança Alimentar e Nutricional"
Com Marcelo Mazeta - coordenador de Segurança Alimentar
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
19 de outubro
17h - Projeto "Celebração da Vida"
Com Maria Alice Ferro Martinez Pastoral da Criança - Igreja de São Peregrino - São Rafael II
21 de outubro
14h - Oficina culinária "De pão em pão"
Com o chef Fernando Di Serio
Sesc - Inscrições na Central de Atendimento (vagas limitadas)
Ciclo de oficinas culinárias nos Cras: "Aproveitamento integral dos alimentos"
Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional e estudantes de Nutrição - Uniara e Unip
Inscrições nos Cras (vagas limitadas)
16 e 17 de outubro
8h às 11h
Cras do Cecap
Cras do Hortênsias
Cras do Valle Verde
18 e 19 de outubro
8h às 11h
Cras do São Rafael
Cras do Parque São Paulo
Cras do Cruzeiro do Sul
Publicado em: 17/10/2018 08:46:12