Após a aprovação do Plano Municipal da Juventude e do Conselho de Políticas sobre Drogas, inclusive com a criação da Cartilha de Redução de Danos, diversos representantes do município se reuniram com a vereadora Thainara Faria (PT), na Câmara de Araraquara, para discutir um projeto de lei que mobilize as pessoas para a discussão sobre o uso de drogas.
O assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, destacou o sucesso da ocupação realizada na praça Pedro de Toledo com os jovens e que outros eventos como esse podem servir para um mapeamento desse público na cidade sobre o uso de drogas. “Com esse projeto, estamos demarcando um primeiro passo. Podemos buscar parcerias com os Cras e capacitar pessoas, pois todos podem ser redutores de danos.” A agente redutora de danos do Projeto Respire, Nemara Vianna, afirmou que o dia 24 de novembro poderia ser estabelecido como o Dia Municipal de Redução de Danos. A data envolveria palestras, oficinas e debates sobre o tema. “Na Conferência Municipal foi discutida a formação de uma equipe formada por até 40 pessoas para esse combate”, destacou. A gerente do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, Mara Silvia Caloni, lembrou a importância de uma visibilidade da cartilha com as orientações na internet. “Precisamos tornar uma rotina, dar continuidade no debate.” Rever a Lei Municipal da Semana de Combate às Drogas também foi levantado pela assessora de Políticas Públicas LGBT, Filipe Brunelli. O gerente do Programa Centro Pop, Rafael Torres Azevedo, pediu auxílio para que a assistência social possa fazer melhor seu trabalho nas ruas. “Estamos preocupados com a qualidade de vida das pessoas. O uso de drogas é questão de Saúde Pública. Vamos analisar melhor o Plano Municipal já aprovado pela Casa de Leis e dar mais força aos projetos de leis. Realizaremos uma Audiência Pública também para discutir o tema”, disse Thainara. “Esse encontro foi para entendermos nossas possibilidades, capacidades e necessidades, pois a política pública de redução de danos é mais que necessária”, finalizou. Também participaram do encontro o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, Matheus Caracho Nunes, do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, e Matheus Ramos, do Projeto Respire.
Semana de Direitos Humanos
Também foi discutida a formatação da Semana de Direitos Humanos prevista para o início de dezembro, já que no dia 10 do referido mês completa-se 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Publicado em: 20/09/2018 15:04:14