Biografia
Tadeu José Alves dos Santos nasceu em 9 de fevereiro de 1956, na cidade de Araraquara/SP, filho de Waldemar Alves dos Santos e da senhora Nair Posseti dos Santos. Viveu a infância com a família no bairro Vila Xavier, juntamente com seus irmãos Teobaldo, Tersio, Tevaldo e Tancredo. Realizou seus estudos primários na Escola Estadual "Antonio Lourenço Corrêa" e posteriormente fez o ginásio na Escola Estadual "Dr. Francisco Pedro Monteiro da Silva", finalizando o ensino médio na Escola "Bento de Abreu". É pai de Tadeu José Alves dos Santos Junior e Pamela Saraiva Alves dos Santos. Graduou-se pela Faculdade Fefiara, hoje Uniara, como professor de História e Geografia. Começou sua carreira como radialista, fazendo cobertura das partidas preliminares da Ferroviária. Locutor esportivo em Araraquara, também atuou por muitos anos como jornalista e redator na Rádio Morada do Sol. Na vizinha cidade de Matão, exerceu e exerce atualmente a profissão de jornalista.
Vida política
Iniciou a vida política como vereador eleito para a 9ª Legislatura de 1983 a 1988. Durante seu mandato, exerceu o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora de 1983/1984. Político atuante, desempenhou com competência o nobre cargo de presidente da Câmara Municipal no biênio 1985/1986.
Prestou relevantes serviços nas comissões permanentes de Justiça, Legislação e Redação, e de Transportes Coletivos. Comprometido com a cidade, foi através de uma das suas indicações que o Executivo construiu o CER "Adelina Leite do Amaral", na Vila Xavier. Foi autor da lei que oficializou, como hino escolar da rede municipal de ensino de Araraquara, a letra e música de autoria de Vanderci da Silva Redondo, intitulado "Araraquara".
Outras atividades
Foi integrante da equipe esportiva de cronistas "Os Campeões da Bola". Participou do conselho deliberativo na Associação Ferroviária de Esportes (AFE). Em 2011, escreveu o livro "Intrepidez e determinação marcam a história", em comemoração aos 50 anos do curso de Química do Campus da Unesp/Araraquara.
O Memorial da Câmara relembra, apesar da derrota da Ferrinha, uma narração de Tadeu Alves na partida da Copa Paulista de 2013 entre as equipes Inter de Limeira e Ferroviária.
Texto/matéria: Silvia Gustavo
Fontes:
Publicado em: 27/09/2018 08:00:15