Dia do Feirante é aprovado pela Câmara para entrar no calendário municipal

Na sexta-feira (20), o vereador Toninho do Mel (PT) esteve na feira dentro do Terminal Central de Integração para conversar com os produtores a respeito do projeto de Lei que incluiu o Dia do Feirante no calendário municipal. A propositura foi votada e aprovada pela Câmara na 71ª Sessão Ordinária e agora aguarda a sanção do prefeito. O projeto de lei encabeçado pelo parlamentar institui o Dia do Feirante, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto.

A data tem o objetivo de estimular a realização de feiras livres no município, além de unir produtores rurais, universidades, sindicatos e poder público para aprimorar conhecimentos, organizar e fomentar o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros.

 

Reconhecimento

Célia Regina Barbato, feirante há 15 anos e dona de uma barraca dentro do terminal, assegurou que o projeto é muito importante para a categoria. “Vai ser importante para nós sermos reconhecidos pela população de Araraquara, nosso trabalho vai ser valorizado. Nossa rotina é levantar de madrugada, trazer os produtos frescos para o consumidor”.

Para Leonel Fernandes Moço, feirante há 7 anos, a inserção da data no calendário municipal dará mais visibilidade às suas cobranças por incentivos e políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Sobre a criação do Dia do Feirante, o vereador Toninho do Mel disse que isso se deve à necessidade de “valorizar um trabalho muito digno, por vezes sofrido e para fortalecer a classe. As feiras livres acontecem em vários pontos da cidade e possibilitam que mais produtos saudáveis cheguem à mesa da população”.




Publicado em: 20/07/2018 14:43:07