Propostas de inclusão de egressos no mercado de trabalho voltam a ser discutidas

Solicitado pela Central de Atenção ao Egresso e Família, vereadora Thainara Faria (PT) tenta implantar programa que ajuda inserção no mercado de trabalho de quem possui antecedentes criminais
Visualize fotos

Com três projetos esboçados em mãos, a vereadora Thainara Faria (PT) voltou a se reunir com André Mello Degani e Irene Rogatti Porteiro Ferrari, da Central de Atenção ao Egresso e Família, em mais uma fase de discussão sobre a inclusão de egressos no mercado de trabalho.

 

A proposta é indicar ao Executivo a instituição do “Programa Pró-Egresso”, no âmbito do município, levando em consideração que já existe um decreto estadual que inclui egressos no mercado de trabalho. Outro projeto sugere incluir na lei que instituiu o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Araraquara o número mínimo de contratação dos mesmos em empresas instaladas no município. E por último, há a proposição de reserva de vagas para egressos em empresas que licitarem com a Prefeitura para contratação de mão de obra.

 

Evitar reincidência criminal

Thainara destaca que o intuito é evitar a reincidência criminal e garantir os direitos constitucionalmente previstos. “Sabemos que existe o preconceito no momento da contratação, são vários os estereótipos que impedem o ingresso das pessoas no mercado de trabalho, um deles é o fato de ser egresso. Precisamos pensar que não reincidência significa uma sociedade mais justa e mais segura, gostamos de trabalhar com a prevenção, mas neste caso precisamos trabalhar o remédio."

 

Para discutir melhor o que pode ser feito, a parlamentar agendará uma reunião com as secretarias do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, de Negócios Jurídicos e de Gestão e Finanças, ampliando as discussões e entendendo as possibilidades, para elaborar um projeto que traga benefícios a todos.




Publicado em: 14/06/2018 17:38:39