O Instituto Update - associação sem fins lucrativos que fomenta a inovação política na América Latina - convidou a vereadora Thainara Faria (PT) para compor a Mesa "Diversidade no poder" no dia 6 de junho, no Memorial da América Latina, na capital paulista. No evento, intitulado “Política do Século 21: a Democracia Re-imaginada”, foi lançada a pesquisa “Emergência Política América Latina”, realizada em 11 países da região e conduzida pela entidade.
O convite foi pautado na trajetória política da parlamentar e nas causas defendidas durante seu mandato. “Como mulher negra e de origem periférica, sempre atuei fortemente nos movimentos sociais em busca de políticas públicas que atendam às necessidades da população, sobretudo, aos direitos das minorias”, afirmou Thainara, que dividiu a fala com a advogada do gabinete de Marielle Franco, Roberta Cristina, e com as vereadoras de Belo Horizonte e de São Paulo, Cida Falabella (PSOL) e Patrícia Bezerra (PSDB), respectivamente.
Além delas, outras Mesas contaram com a presença de Javier Artega (Gobierno de Nariño - Colômbia) e Rodrigo Echecopar (Revolución Democrática - Chile). A discussão centrou-se na necessidade de garantir a representação de todos os grupos da sociedade nos espaços de poder. “Essa garantia é imperativa para reimaginar a democracia”, informaram os organizadores.
A vereadora carioca Marielle Franco, executada em março deste ano, foi a grande homenageada do dia.
Pesquisa
Em 2016, o Instituto Update lançou o mapeamento sobre as iniciativas de inovação política na América Latina e identificou 12 tendências de comportamento político na região. Atualmente, os pesquisadores estão visitando países da América Latina e conhecendo de perto as lideranças que estão transformando a política.
Mais sobre o trabalho da instituição no site www.institutoupdate.org.br.
Publicado em: 14/06/2018 16:17:49