Formatura do Proerd reúne mais de mil pessoas no Sesc

Visualize fotos

“Hoje é dia de... Proerd”! O lema ecoado em uníssono por estudantes do ensino fundamental definiu o tom da festa de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, na tarde da quarta-feira (13). A criançada, acompanhada por familiares, professores, representantes da Polícia Militar e autoridades, mostrou emocionada que fez a lição de casa. Como a pequena Yasmin Souza Rosa, de 10 anos, que recebeu um prêmio pela sua redação sobre o Proerd e conta: “aprendi que a melhor solução para ficar de bem com a saúde é ficar longe das drogas e da violência”.

Yasmin foi uma das 570 crianças do 5º ano de nove escolas das redes pública e privada que completaram o percurso formativo com os instrutores Cabo Marcos Gois e Soldado Renata da 1ª Companhia de Polícia Militar do 13º BPM/I. Na festa de formatura, não faltou emoção, com lágrimas de pais e alunos, como as de Miriam Santoni, que não cabia em si de orgulho da filha Júlia, cuja redação também foi premiada. “A gente semeia muito amor e depois fica feliz quando colhe os resultados”, justifica. O objetivo do programa é encorajar as crianças em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência, oferecendo estratégias para desenvolvimento de habilidades de comunicação, autoestima e tomada de decisões. O trabalho conjunto entre instituições de ensino, família e policiais fardados presentes nas escolas é o segredo do sucesso da iniciativa. “O programa tem uma metodologia própria, é formatado em módulos e tem uma cartilha que é seguida em classe pelos nossos instrutores. Durante o curso, são realizadas várias atividades ao longo do semestre”, explica o comandante da 1ª Companhia de Policiamento, Capitão Rogério dos Reis. O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), destaca a importância do projeto, que considera “um dos mais importantes da cidade”. Yashuda conta que dos três filhos, apenas a mais nova ainda não fez o curso. “Ela está cursando o 5º ano agora, e sei que sua escola será assistida no segundo semestre. No final do ano, quero estar novamente presente, prestigiando a formatura.”

Outro grande entusiasta da iniciativa é o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Tenente Santana (MDB), autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Proerd, comemorado em 9 de maio. “Tenho três filhos formados, dois advogados e uma dentista. Eles aprenderam a dizer ‘Não’ às drogas. Acredito que este seja o maior curso que uma criança pode fazer: aprender a dizer ‘Não’ a algo que acaba com a família, a dignidade da pessoa e o profissional”, conclui o parlamentar. Participaram da formatura o vereador Edio Lopes (PT), o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, o major da PM Luís Roberto Moreira Filho, o coordenador executivo Alexandre Luis Martins de Freitas, além de diretores e professores das escolas “Antonio Joaquim de Carvalho”, “Florestano Libutti”, “Leonardo Barbieri”, “Rafael de Medina”, “Henrique Scabello”, Colégio Adventista de Araraquara, Colégio Interativo, Liceu Monteiro Lobato e Colégio Objetivo Júnior.




Publicado em: 13/06/2018 18:27:13