Jovens conhecem verdadeira função da Câmara e dos vereadores

Difundir conhecimento é principal objetivo do projeto Visite a Câmara

Conhecer a Câmara Municipal de sua cidade é, acima de tudo, um exercício de cidadania. E para trabalhar essa questão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara (EL) desenvolve o projeto Visite a Câmara.

Na tarde da terça-feira (29), foi a vez dos alunos do 8° ano da Escola Estadual “João Batista de Oliveira” fazer a visita às dependências da Casa de Leis. Os estudantes foram recebidos pelo presidente da EL, Rafael de Angeli (PSDB), pelos vereadores Roger Mendes (Progressistas) e José Carlos Porsani (PSDB), e pelas assistentes técnicas da Escola, Alícia Gimenez, Ana Paula Kuwana e Bruna Cardoso Brasil de Souza.

Conheceram o Plenário, onde acompanharam uma palestra que explicou como funciona a estrutura da Câmara, a função de cada vereador da Mesa Diretora, as comissões e também assistiram a vídeos institucionais explicativos. Após a palestra, os alunos foram separados em grupos para que pudessem conhecer todo o prédio principal da Casa de Leis, como o gabinete do presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), que conversou com os jovens sobre o que aprenderam na visita. “A visita é uma forma importante dos alunos conhecerem as atribuições de cada poder, em especial, o Legislativo. Aqui explicamos como trabalhamos, como são as formulações e aprovações de leis e também o principal trabalho dos vereadores, que é o de fiscalizar”, ressaltou Angeli.

Bruna afirmou que o principal objetivo da visita é fazer com que os jovens mudem a forma de ver a política. “Muitos dizem que não gostam de política pelo o que veem ou costumam ouvir. O intuito é fazê-los enxergar a realidade e mostrar que podem participar, mesmo não sendo uma pessoa política, por isso apresentamos, na palestra, a Tribuna Popular, a Sessão Cidadã e as audiências públicas.” Desde quando foi criada, em 2013, a Escola do Legislativo é a responsável por organizar o Visite a Câmara.

Publicado em: 29/05/2018 17:25:25